Insuficiência aórtica: causas, sinais e tratamento

A insuficiência aórtica é uma doença cardíaca em que a válvula aórtica não se fecha hermeticamente. Isso faz com que o sangue flua desde a artéria aorta (o maior vaso sanguíneo) até o ventrículo esquerdo (câmara do coração).

Causas da insuficiência aórtica

Existem diversas doenças que podem causar insuficiência aórtica. É muito importante diferenciar as que causam insuficiência aórtica aguda das que provocam a forma crônica da doença, pois cada uma possui fisiopatologia, sintomas, diagnóstico e tratamento diferentes.

Insuficiência aórtica aguda

A insuficiência aórtica aguda pode ser causada por diversas patologias, entre elas: uma endocardite infecciosa, infarto agudo do miocárdio, disfunção da prótese valvar, aneurisma da aorta, dissecção aórtica e traumatismo torácico.

Insuficiência aórtica crônica

As causas da insuficiência aórtica crônica são a dilatação idiopática da aorta, doenças congênitas como a válvula bicúspide ou pré-molar, síndrome de Marfan, síndrome de Ehlers-Danlos, Hurler ou Reiter, doença reumática, hipertensão, sífilis, lúpus, espondilite anquilosante, artrite reumatoide ou arterite de células gigantes.

Sinais da insuficiência aórtica

A insuficiência aórtica comumente não apresenta sintomas durante muitos anos. Os sintomas podem aproximar-se lentamente ou de repente. Os mais importantes são dor torácica do tipo anginal, desmaios, fadiga, palpitações, falta de ar após esforço ou deitado, inchaço nos pés, pernas e abdômen, pulso irregular, rápido, acelerado ou latejante, sensação de fraqueza que normalmente ocorre durante a atividade física.

Tratamento da insuficiência aórtica

O tratamento da insuficiência aórtica vai depender do estágio da doença. Em casos de insuficiência leve ou de leve a moderada, o paciente precisa apenas fazer acompanhamento médico, sem necessidade de uso de remédios ou outras terapias. Avançando um pouco mais, os casos de insuficiência moderada e de moderada a importante costumam exigir tratamento medicamentoso. Por fim, pacientes com insuficiência aórtica importante, em geral, necessitam por uma cirurgia para troca da válvula aórtica.

Foto: © Lightspring - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Insuficiência aórtica: causas, sinais e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade