Ataxia

Novembro 2017


Definição

a ataxia é um transtorno de coordenação dos movimentos voluntários geralmente causados por um problema no sistema nervoso ligado a essa coordenação. Essa patologia não afeta os músculos e a força muscular é portanto conservada. Esses transtornos podem aparecer na posição de pé, durante o caminhar ou durante a execução de um movimento. O problema na origem dos sintomas pode se situar no nível da recuperação de informações sobretudo na ataxia locomotora surgindo durante o caminhar (ataxia chamada de proprioceptiva), seja no nível da capacidade de coordenar o movimento ou o problema afetando o cerebelo (ataxia cerebelosa). Ela pode igualmente ser causada por um problema no ouvido interno (ataxia vestibular).

Manifestações

Uma ataxia se manifesta por:
  • Um problema de caminhada e equilíbrio;
  • Quedas frequentes;
  • Movimentos imprecisos;

Nas crianças, algumas infecções causadas por um vírus, como a varicela, podem provocar ataxias chamadas de agudas". Elas desaparecem espontaneamente em alguns dias.

Diagnóstico

Exames neurológicos e do aparelho locomotor permitem diagnosticar a ataxia e em função dos resultados

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:47 por asevere.
Este documento, intitulado 'Ataxia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.