Como evitar a azia

A azia, também chamada de queimação estomacal, é provocada pela subida dos sucos gástricos, isto é, provenientes do estômago, para o esôfago. Essa situação leva a uma inflamação das paredes tanto do estômago quanto do esôfago, ocasionando a sensação de queimação. Saiba como evitar a ocorrência desse problema.

Refeições

Não coma correndo, mastigue bem e não exagere nas garfadas. Também evite comer perto da hora de dormir e, caso isso ocorra, tente posicionar a cabeça um pouco mais elevada do que o restante do corpo no momento de deitar. No jantar, evite comidas muito condimentadas e pesadas.

Drogas

Use com prudência medicamento anti-inflamatórios, pois eles aumentam os riscos de azia. Além disso, evite o consumo de álcool já que a substância aumenta a produção de suco gástrico e, com isso, deixa o estômago mais ácido. Evite também tabaco e café.

Estresse e obesidade

A obesidade e o estresse são fatores que favorecem a aparição de quadros de azia. Quem sofre de uma dessas duas condições deve buscar aconselhamento médico em caso de crises de azia recorrentes.

Roupas

Roupas muito apertadas, como calças e cintas, principalmente depois de alguma refeição completa, aumentam as chances de queimação estomacal.

Foto: © Robert Kneschke - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como evitar a azia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade