Quem deve tomar a vacina da gripe

A vacina da gripe é opcional e pode ser adquirida na rede pública e privada. No Sistema Único de Saúde, ela é disponibilizada anualmente para o público-alvo da campanha nacional de vacinação. Dele, fazem parte gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), idosos, crianças, indígenas, profissionais de saúde, doentes crônicos, pessoas com restrição de liberdade e professores. Veja abaixo mais detalhes sobre quem deve tomar a vacina contra a gripe.

Pessoas com alto risco de complicações da gripe

Existem alguns casos, entre pessoas com menos de 65 anos, que são considerados de alto risco para complicações que derivem da gripe. Neste grupo estão: crianças até 5 anos e adultos com doenças cardiovasculares crônicas (excluindo hipertensão arterial isolada) ou pulmonares, incluindo displasia broncopulmonar, fibrose cística e asma.

Outros grupos aos quais a vacinação é recomendada são pessoas portadoras de doenças metabólicas, inclusive diabetes, obesidade mórbida (IMC igual ou superior a 40 em adultos e 35 em adolescentes), insuficiência renal, hemoglobinopatias e anemias, asplenia, doença hepática crônica, doenças neuromusculares graves, imunossupressão - incluindo a causada pela infecção por HIV, uso de remédios ou transplante, quem realizou ou aguarda implante coclear, pessoas com distúrbios e doenças que envolvem disfunção cognitiva - síndrome de Down, demência e outros. Também as grávidas em qualquer trimestre são aconselhadas a tomar a vacina.

Pessoas que podem transmitir a gripe para os grupos de alto risco

Este grupo também deve receber a imunização. Ele inclui funcionários de centros de saúde, lares de idosos e centros de atenção a doentes crônicos, ou que fornecem atendimento em casa para pacientes de alto risco ou idosos. Também as pessoas - incluindo crianças - que vivem em uma casa com membros de um grupo de alto risco por uma condição clínica especial (citadas acima).

Outros grupos que devem receber a vacina contra gripe

Pessoas que trabalham em serviços públicos essenciais: forças e corpos de segurança do Estado, de serviços de proteção civil; pessoas que trabalham em serviços de emergência médica, funcionários de instituições penitenciárias e outros centros de detenção por ordem judicial.

Também integram esse grupo final as pessoas que, por sua profissão, possam estar em contato com aves com suspeita ou confirmação de infecção pelo vírus da gripe aviária de alta patogenicidade, especialmente aquelas diretamente envolvidas nos esforços para controlar e erradicar focos da doença ou que vivem ou trabalham em granjas com suspeita ou relato de surtos.

Professores passam a integrar público-alvo

A campanha nacional de vacinação contra a influenza foi a primeira a contar com a presença de professores entre o público-alvo. Ao todo, 2,3 milhões de professores da rede pública e privada de ensino puderam receber a imunização. O Ministério da Saúde, inclusive, organizou mutirões de vacinação no ambiente escolar. A inclusão dos professores se justifica pelo contato aproximado com os alunos e o risco de contaminação de um grupo para o outro.

Foto: © funnyangel - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Quem deve tomar a vacina da gripe', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade