Tetania

Novembro 2017


Definição

a tetania é um termo genérico que descreve uma contração involuntária de alguns músculos. A tetania pode ser causada por um problema orgânico e é às vezes identificada nas hipocalcemias ou doenças infecciosas. Além disso, trata-se de um sintoma encontrado no que chamamos de crises de tetania. Esses riscos surgem essencialmente na adolescência, por acessos espontaneamente resolutivos e com ausência total de problemas entre os episódios. As crises de tetania podem estar ligadas a uma patologia maior e serem um sintoma da espasmofilia. Durante um estado de angústia importante, uma aceleração da respiração pode provocar por mecanismos fisiológicos, sinais clínicos que levam a pensar em uma crise de tetania.

Manifestações

a tetania causa os sintomas seguintes:
  • Contrações de alguns minutos até algumas horas de um ou mais músculos, geralmente situados nas extremidades;
  • Contrações das mãos características, chamadas de mãos de parteira, onde os dedos estão em forma de cones;
  • Dedos dobrados;
  • Câimbras às vezes.

Diagnóstico

o diagnóstico da tetania é feito sobre a descrição dos sinais clínicos ou a constatação de uma crise pelo médico, o que é mais raro. Uma análise sanguínea com principalmente dosagem do cálcio sanguíneo e às vezes um eletromiograma para estudar a atividade espontânea e estimulada de um músculo afetado são às vezes realizados.

Tratamento

o tratamento da tetania depende da sua causa. Quando trata-se de uma deficiência de cálcio, as taxas serão ajustadas. Se a tetania for um dos elementos da espasmofilia, um tratamento da crise dando segurança ao indivíduo, controle respiratório e tratamento a longo prazo por um eventual psicoterapeuta ou medicamentos ansiolíticos são às vezes necessários.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.
Este documento, intitulado 'Tetania', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.