Tireoidite

Novembro 2017


Definição

a tireoidite é uma inflamação da glândula tireoide. Ela deve ser considerada com atenção, pois ela pode provocar uma destruição da tireoide e portanto o desaparecimento dos hormônios da tireoide no organismo, cujas funções são numerosas. Ela é mais comumente causada pela fabricação de anticorpos contra os próprios tecidos no quadro das tireoidites autoimunes, mas pode em alguns casos ser de origem infecciosa ou parasitária. Existem diversos tipos de tireoidites entre as quais:
  • Tireoidite autoimune, causada pela ação de destruição das células da tireoide entre as próprias células do organismo, cujas formas mais descritas são a tireoidite de Hashimoto e a tireoidite atrófica;
  • Tireoidite subaguda de De Quervain, supostamente de origem viral;
  • Tireoidite parasitária ou doença de Chagas causada pelo parasita chamado de Trypanosoma...

Manifestações

Como regra geral, as tireoidites se manifestam por um aumento do volume da tireoide, com a forma característica nos casos importantes de um bócio, espécie de tumefação situada na base do pescoço. O bócio pode ele mesmo ser responsável por sintomas por compressão sobre os órgãos situados em proximidade: ele pode causar um problema respiratório, problemas de alimentação ou deglutição. Além disso, função da ação gerada pela tireoidite sobre a glândula tireoide, os sintomas podem ser os da hipertireoide ou hipotireoide. Principalmente, os sintomas são os de uma deficiência em hormônios da tireoide com principalmente ganho de peso, constipação, frio, câimbras musculares, bradicardia... Mas nos casos de tireoide de De Quervain ou nas fases iniciais na maioria das tireoidites autoimunes, uma hipertireoide e seus sinais clínicos estão presentes.

Diagnóstico

em caso de suspeita da tireoidite, uma dosagem de TSH, hormônio estimulante em tempos normais a secreção de hormônios da tireoide pela glândula tireoidiana, permite definir o estado da hiper ou hipofuncionamento. Em seguida, uma ultrassonografia é geralmente realizada diante de um bócio. A procura sobre uma amostra de sangue de marcadores de inflamação ou anticorpos específicos das tireoidites autoimunes é por exemplo geralmente necessária para confirmar o diagnóstico.

Tratamento

a tireoidite de origem infecciosa faz uso de tratamento específico do germe ou do parasita envolvido. Nos casos de hipotireoidismo importantes, um tratamento hormonal, permitindo o consumo de hormônios tireoidianos para substituir a glândula não funcional, é necessária.

Prevenção

não existe prevenção particular da tireoidite.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.
Este documento, intitulado 'Tireoidite', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.