Como é a primeira relação sexual

Em média, meninas e meninos iniciam sua vida sexual aos 17 anos. No entanto, a idade certa para começar a manter relações sexuais é aquela na qual as duas partes estão interessadas em entregar sua intimidade ao outro.

Como são as preliminares

A melhor maneira de se preparar para o ato sexual são as preliminares - beijos, carícias, massagens, sexo oral. Elas permitem que os dois corpos se preparem fisicamente para a penetração. Quando o pênis estiver ereto e a vagina lubrificada, a relação pode começar.

Orgasmo feminino e masculino

Os movimentos de vai e vem garantem o aumento da excitação até o momento de máximo prazer, o orgasmo. Nas mulheres, ele se traduz na secreção de ciprina enquanto nos homens ocorre a ejaculação de esperma. É bastante raro que mulheres tenham um orgasmo logo em sua primeira relação sexual. Isso se deve principalmente ao desconhecimento de suas zonas erógenas e pela contração dos músculos vaginais provocada pelo estresse da primeira vez.

Importância da primeira relação sexual

A primeira vez é um momento importante da vida que mistura apreensão, curiosidade e desejo. Para que essa relação seja prazerosa e segura é preciso que, além do preservativo masculino, a mulher procure um médico ginecologista para que ele prescreva o método contraceptivo ideal para a pessoa. Não utilize o mesmo método de uma irmã, mãe ou amiga. Cada um tem necessidades fisiológicas específicas e que somente um profissional é capaz de identificar.

Rompimento do hímen

A primeira relação sexual também gera o rompimento do hímen da mulher. Essa membrana, que recobre parcialmente o orifício da vagina, se rompe com a penetração. Essa situação pode provocar dores e sangramento, mas é possível também que nada ocorra. Isso é especialmente comum entre mulheres que praticam algum esporte ou dança.

Foto: © Guryanov Andrey - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como é a primeira relação sexual', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade