Torcicolo

Novembro 2017


Definição

o termo torcicolo é um posicionamento anormal do pescoço, cum certa inclinação da cabeça. A causa pode ser de origem nervosa, articular, cutânea ou psiquiátrica. Enquanto isso na maioria dos casos, ela é de origem muscular. Esse tipo de torcicolo é causado por uma contração dolorosa, geralmente do músculo esterno-cleido-mastodiano, situado na parte anterior de cada lado do pescoço, e que permite dobrar a cabeça do lado oposto à sua localização. Outros músculos serão mais raramente envolvidos. A pessoa que é afetada sofre na nuca e no alto das costas e não consegue mover corretamente a cabeça, os movimentos do pescoço sendo muito dolorosos. A torcicolo pode ser aguda ou acidental, causada por um falso movimento, um choque violento, uma má posição.

Manifestações

os sintomas da torcicolo são facilmente reconhecíveis:
  • O pescoço está rígido, e a pessoa sofrendo é impossibilitada de mover naturalmente a cabeça e em particular efetuar rotações em dor;
  • O pescoço está pinçado de um lado, levemente antes ou atrás de acordo com a dor.

Diagnóstico

o diagnóstico será estabelecido por um profissional que fará uma palpação da nuca e do alto das costas e uma interrogatório do paciente para conhecer a intensidade e o local do qual o paciente se queixa. Nos casos de um traumatismo físico, como após um acidente, o médico poderá pedir uma radio para eliminar toda dúvida em relação a outro problema. Mas a presença típica da torcicolo é um contexto de falso movimento relacionado, nenhum exame complementar é necessário.

Tratamento

o calor tendo um efeito benéfico sobre as contrações, é aconselhado proteger o pescoço cobrindo-o com um lenço ou aquecê-lo com uma compressa. Para interromper a dor, o médico poderá recomendar anti-inflamatórios ou relaxantes musculares. Um protetor cervical em espuma poderá permitir passar por um momento doloroso difícil, mas não deverá ser deixado por muito tempo, pois a colocação dos músculos do pescoço em repouso por muito tempo pode ser responsável por dores ainda mais graves quando o protetor é retirado. Geralmente, em caso de torcicolo muscular a dor se atenua e desparece em três dias.

Prevenção

a torcicolo sendo causada por um movimento muito brusco, uma má posição do pescoço ou uma corrente de ar repetida sobre a nuca, é aconselhado cobrir o pescoço e a nuca, adaptar sua posição de trabalho e evitar a torsão da cabeça com movimentos bruscos.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.
Este documento, intitulado 'Torcicolo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.