Tricomonase

Novembro 2017


Definição

a tricomonase é uma infecção sexualmente transmissível causada por um parasita, o trichomonas vaginalis. Esse problema afeta mais comumente as mulheres jovens. Ela pode igualmente ser transmitida durante a utilização conjunta de toalhas, luvas de banho, roupas de banho e outras roupas íntimas. Essa infecção pode estar na origem da vaginite na mulher e de uretrite no homem.

Manifestações

na mulher, a tricomonase se traduz por:
  • Perdas vaginais anormais e abundantes, geralmente descritas como esverdeadas e de odor ruim;
  • Queimaduras, coceiras, no nível da vulva e da vagina;
  • Dores durante a micção (ação de urinar).

No homem os sintomas são:
  • Vermelhidão e dor no orifício uretral;
  • Vermelhidão e dor na ranhura na base da glândula;
  • Dores durante a micção;
  • Ás vezes um escoamento no meato, orifício de saída da uretra.

Diagnóstico

na mulher procedemos a um exame ginecológico e uma amostra de fluido da vagina. O parasita podendo ser visto ao microscópio, o diagnóstico pode ser estabelecido desta maneira. No homem, recolheremos amostras sobre a uretra. Essas são testadas em laboratório.

Tratamento

a tricomonase se trata com antibióticos. É imperativo que os parceiros da pessoa infectada sejam igualmente tratados, mesmo sem ter declarado os sintomas. É necessário evitar toda relação sexual antes do final do tratamento e da cura completa. Em caso de infecção sexualmente transmissível (IST) encontrada, as outras DSTs devem ser descartadas.

Prevenção

a tricomonase sendo uma doença sexualmente transmissível, é importante se proteger privilegiando as relações sexuais com preservativos. As pessoas tendo diversos parceiros sexuais, ou tendo relações com uma pessoa com múltiplos parceiros, são mais susceptíveis a contrair essa infecção. É necessário portanto se proteger.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.
Este documento, intitulado 'Tricomonase', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.