Tifo

Novembro 2017


Definição

Tifo é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria chamada Rickettsia. Essas bactérias são levadas pelos roedores, tais como os camundongos e ratos, e são transmitidas ao homem através de ácaros, pelos ou pulgas. Essa transmissão se faz essencialmente nos meios insalubres ou de higiene incorreta. Existem diversos tipos de tifos. Entre eles, encontramos o tifo piolho ou tifo Europeia, devido a bactérias Rickettsia prowazedi, transmitida por piolhos. O tifo murin ou tifo tropical, encontrado principalmente nos países tropicais, é transmitido pela pulga e é causado pela bactéria Rickettsia mooseri. Os sintomas dos problemas são parecidos entre um tifo e outro.

Manifestações

os sintomas do tifo exantemático aparecem após um período de incubação de duas semanas e são os seguintes:
o Uma forte febre;
o Uma erupção cutânea sobre quase todo o corpo com pequenos elementos vermelhos em forma de pontos sem relevo;
o Dores de cabeça;
o Calafrios;
o Dores difusas;
o Um estado de estupor, ou seja, um indivíduo imóvel, não falando mais;
o Um delírio, às vezes, com discurso incoerente;
o Tosse;
o Náuseas e vômitos;
o Etc.
No que diz respeito ao tifo murin, a incubação é geralmente mais curta. Ela dura menos de uma semana e os sintomas citados acima estão na maior parte presentes, mas de intensidade muito menos grave. Vale ressaltar que no tipo exantemático, novos ataques dos sintomas são possíveis: falamos então de tifo ressurgente.

Diagnóstico

para fazer o diagnóstico do tifo, análises sorológicas após amostra sanguínea são realizadas. Elas permitem mostrar a presença no sangue de moléculas específicas às bactérias rickettesias.

Tratamento

o tratamento essencial do tipo é à base de antibióticos pertencentes ao grupo dos ciclinos. Nos casos mais graves, eles serão associados aos corticosteroides.

Prevenção

a prevenção do tifo passa pela luta contra os piolhos e pulgas respeitando da melhor forma possível as regras de higiene e limpeza.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.
Este documento, intitulado 'Tifo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.