Causas do inchaço abdominal

O inchaço abdominal faz parte do grupo de problemas digestivos frequentes e sem gravidade, normalmente associados a maus hábitos alimentares. Conheça as causas desse distúrbio.

Menstruação

Cinco a sete dias antes da menstruação, uma em cada três mulheres é afetada pelo que chamamos de síndrome pré-menstrual, que corresponde a um conjunto de sintomas que precedem a menstruação, como dores de barriga e lombares, constipação, cefaleia e diarreia. Coceira, fadiga extrema e perda de apetite também podem ocorrer. Tais sintomas desaparecem normalmente após a menstruação.

Gravidez

Um dos sintomas mais clássicos da gravidez é o inchaço e enrijecimento do abdomen. O hormônio progesterona produzido em grande quantidade é o responsável por essas perturbações do trânsito intestinal e pode causar constipação.

Gases

Alguns alimentos favorecem a fermentação e liberação de gases durante a digestão. Esse fenômeno frequentemente provoca também uma sensação de inchaço. Doces, cereais, carnes, embutidos, legumes crus (repolho, nabo e pepino), ovo frito, pão, queijos fermentados e bebidas, como sucos de laranja e uva, refrigerantes e cerveja são alguns dos causadores de gases.

Digestão

O ritmo alimentar é frequentemente causa da aparição do inchaço abdominal. Uma ingestão rápida de comida desacelera a digestão. Com isso, o estômago recebe uma grande quantidade de alimentos insuficientemente mastigados. Esse estresse provoca sensações de inchaço e favorece a ocorrência de arrotos e flatulências. É importante levar tempo mastigando os alimentos para diminuir o risco de inchaço.

Constipação

A acumulação de fezes no intestino grosso acentua a fermentação e está na origem de um aumento na produção de gases e na sensação de inchaço abdominal.

Menopausa

Entre as mulheres, as modificações hormonais e fisiológicas associadas à menopausa podem favorecer a ocorrência de inchaço abdominal.

Estresse

O estresse e estados de ansiedade desempenham papel importante na aparição e agravamento dos inchaços intestinais.

Envelhecimento

A desaceleração do metabolismo durante o processo de envelhecimento favorece a estocagem de gorduras na região abdominal, produzindo o inchaço.

Doenças

O inchaço abdominal pode ser sintoma, entre outros, de doenças digestivas mais ou menos severas como a síndrome do intestino irritável, doença de Crohn e câncer de cólon.

Quando consultar um médico

Consulte seu médico em caso de persistência dos inchaços ou aparição e agravamento de sintomas associados ao problema, como náuseas, vômitos, diarreias, presença de sangue nas fezes ou queimação.

Tratamentos do inchaço abdominal

O principal tratamento contra os inchaços abdominais é feito através da mudança de hábitos alimentares (comer lentamente, evitar certos alimentos), hidratação, atividade física e uso de carvão ativo.

Foto: © Kotin - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Causas do inchaço abdominal', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade