Ácido úrico: alimentos a evitar

Junho 2017

O ácido úrico é uma forma de resíduo normalmente eliminado pelo organismo. Ele provém da degradação de células mortas ou da digestão de certos alimentos. No entanto, um aumento da concentração de ácido úrico no corpo pode provocar gota. Um exame de urina é capaz de apontar a taxa de ácido úrico no sangue, que costuma ficar entre 20 e 70 miligramas por litro.



Alimentos proibidos

Pessoas que sofrem com ácido úrico elevado precisam evitar alguns alimentos para que o quadro não se complique, levando inclusive à gota.

Miúdos e embutidos

Os míudos são proibidos pois provocam o aumento da taxa de ácido úrico. É o caso dos rins, fígado, língua, tripas, coração dos animais. Os embutidos também não devem ser consumidos.

Peixes azuis

Os peixes ditos azuis, como anchova, sardinha, arenque, truta e salmão, causam o aumento do ácido úrico no sangue. Ovas de peixes, mariscos e crustáceos também têm o mesmo efeito.

Carnes de caça

Todas as carnes de caça, como lebre, paca, codorna e faisão estão proibidos. Assim como outros animais, casos do pato e do ganso, e dos queijos altamente fermentados.

Foto: © Marco Mayer - 123RF.com

Veja também

Publicado por Pedro.Saude. Última modificação: 10 de abril de 2017 às 09:45 por CCM International.
Este documento, intitulado 'Ácido úrico: alimentos a evitar', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.