Sintomas e tratamento da intoxicação alimentar

Julho 2017

Uma intoxicação alimentar é uma infecção digestiva relativamente comum. Ela se deve a ingestão de alimentos ou água que contenham bactérias e suas toxinas, parasitas (principalmente na água, frutas e legumes), vírus (presente em produtos agrícolas e marinhos), venenos ou metais, como chumbo e mercúrio. Os alimentos que mais frequentemente causam intoxicação alimentar são ovos, laticínios, embutidos, alguns peixes e crustáceos.


Sintomas de intoxicação alimentar

As manifestações de uma intoxicação alimentar tratam-se normalmente de dores de barriga, diarreia, vômitos, febre e, em algumas ocasiões, dores de cabeça e fadiga extrema que podem se estender por até uma semana. A intoxicação alimentar costuma ocorrer entre todas as pessoas que dividiram uma mesma refeição, afetando, por exemplo, funcionários de uma mesma empresa ou membros de uma família.

Duração da intoxicação alimentar

Na maior parte das vezes, os primeiros sintomas da intoxicação alimentar surgem nas horas seguintes à ingestão do alimento e duram cerca de 24 horas em casos mais brandos. Ocorrências mais graves podem se prolongar por até uma semana, de acordo com o estado de saúde do paciente, nível de infestação e quantidade do produto ingerido.

Diagnóstico de intoxicação alimentar

Diagnosticar uma intoxicação alimentar é relativamente simples já que os sinais clínicos da infecção são claros. Em caso de dúvida, o médico pode pedir exames de sangue e fezes, que permitirão identificar a causa do problema. Não é possível, porém, definir qual alimento foi responsável pela intoxicação a partir de um exame. Essa descoberta só pode ser feita a partir de investigação quanto ao que outras pessoas comeram junto ao paciente e se elas também apresentaram ou não sintomas.

Tratamento da intoxicação alimentar

O tratamento da intoxicação alimentar vai variar de acordo com a gravidade do problema. Em alguns casos, é possível recuperar o paciente apenas com reidratação enquanto outros necessitarão de tratamento medicamentoso. Hospitalização só é recomendada em intoxicações muito severas de pessoas mais frágeis, como crianças, idosos ou imunodeprimidas.

Remédio para intoxicação alimentar

Os remédios que podem ser indicados pelo médico para tratamento de uma intoxicação são antiespasmódicos, que atuam sobre o trânsito intestinal, e antibióticos, se for constatada que a intoxicação se deve pela presença de bactérias invasoras no organismo.

Prevenção da intoxicação alimentar

A prevenção das intoxicações alimentares consiste na atenção aos alimentos que são consumidos. Os cuidados maiores devem ser dispensados aos ovos, crustáceos e carnes. De modo geral, é importante seguir as regras de higiene, preparação e conservação dos alimentos. Também preste atenção na data de validade dos produtos comprados no supermercado e evite recongelar alimentos.

Foto: © bonchan - Shutterstock.com

Veja também

Publicado por Pedro.CCM. Última modificação: 10 de julho de 2017 às 13:08 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Sintomas e tratamento da intoxicação alimentar', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.