Varizes dos membros inferiores

Novembro 2017


Definição

as varizes dos membros inferiores correspondem a dilatações anormais das veias situadas na superfície dos membros inferiores. Elas são geralmente encontradas na doença chamada de insuficiência venosa crônica e podem ser causadas por diversos mecanismos. O sangue circula das pequenas veias situadas nos pés, para as veias maiores subindo em direção ao coração. No funcionamento normal, ela se torna impossível por três mecanismos: a pressão gerada pela contração do coração, a contração dos músculos, principalmente durante a caminhada que permite um impulso suplementar, que impedem que o sangue desça. Em caso de problema nessas válvulas ou na existência de um obstáculo na progressão do sangue, a insuficiência venosa aparece. Ela provoca um acúmulo de sangue nas veias mais afetadas e a aparição de varizes. Alguns fatores aumentam o risco de desenvolver varizes dos membros inferiores, principalmente: o calor, o sedentarismo, uma gravidez, uma estação de pé prolongada e uma má circulação sanguínea.

Manifestações

os sintomas das varizes dos membros inferiores são:
o Uma veia superficial particularmente visível, geralmente bem azulada, e aumentada em volume;
o Dores no nível desta veia;
o Peso nas panturrilhas, ás vezes da perna inteira, surgindo principalmente no final do dia;
o Pernas inchadas durante uma posição sentada ou de pé é mantida;
o A necessidade de se deslocar para amenizar as dores ou o incômodo;
o Às vezes, nenhum desses sintomas está presente e o paciente é apenas incomodado pelo aspecto pouco estético das varizes.

Diagnóstico

o diagnóstico das varizes dos membros inferiores é feito após um exame físico. As varizes são facilmente reconhecíveis, e diferentes testes clínicos podem ser realizados para avaliar a importância da insuficiência venosa. Esse exame pode ser confirmado por uma ultrassonografia doppler venosa, que revela os fluxos sanguíneos e sua circulação e permite às vezes encontrar uma causa que possa ser curada. Uma flebografia, ou radiografia da rede venosa, também pode ser realizada.

Tratamento

para tratar a insuficiência venosa dos membros inferiores, meias de compressão podem ser utilizadas para facilitar o retorno venoso. Medicamentos venotrópicos também são prescritos com esse objetivo. No que diz respeito às varizes, algumas podem ser tratadas pela escleroterapia, injetando um produto que vai obstruir a veia envolvida na varize. A cirurgia também pode ser considerada e ela consiste em retirar uma veia principal da perna.

Prevenção

para prevenir a aparição das varizes sobre os membros inferiores, é necessário evitar o sedentarismo, e realizar uma atividade física, nem que seja apenas a caminhada. Também é indispensável evitar as posições de pé prolongadas ou as pernas cruzadas, elevar levemente os pés da cama, evitar a exposição ao calor (atenção principalmente ao aquecimento pelo sol) e usar meias de compressão se necessário.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.
Este documento, intitulado 'Varizes dos membros inferiores', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.