Roteiro para perder 5kg em quatro semanas

Perder de 4 kg a 5 kg em apenas um mês é um objetivo que pode ser alcançado sem colocar a saúde em risco. Para isso, o ideal é retirar de 500 a 1000 calorias da alimentação diária. Isso vai garantir uma perda de peso fácil, progressiva e sem sofrimento. Para reduzir o aporte de calorias, devemos cortar o consumo de açúcar e limitar gorduras e farinhas. No mais, a perda de 1kg por semana - ao menos no início de um regime - é viável com a manutenção de outros alimentos, mas em quantidades menores do que o consumido normalmente.

Rotina semanal

Abaixo, você encontra uma sugestão de plano semanal para a perda de 1kg. O recomendado é seguir esse planejamento por quatro semanas para uma perda de 4 a 5kg ao final do mês. Como toda dieta, é necessário procurar aconselhamento médico e combiná-la com a prática regular de atividades físicas de intensidade moderada.

Dia 1

Chá, duas torradas integrais e queijo branco 0% de gordura no café da manhã. Cenoura ralada, abobrinhas gratinadas e bife grelhado com molho de iogurte no almoço. Pera de sobremesa. No jantar, salada de ervilhas e palmito com filé de frango ao curry e feijão. Na sobremesa, uma maçã pequena.

Dia 2

Café da manhã com duas torradas e manteiga, café e um copo de iogurte 0% gordura. Aspargos no vinagrete, coelho ao molho de mostarda e brócolis com salada de frutas de sobremesa no almoço. Para o jantar, salada de tomate e atum acompanhada de 100 gramas de arroz e salmão grelhado.

Dia 3

Chá, 100 gramas de cereais com 200 ml de leite no café da manhã. No almoço, salada de bacalhau, batata e couve-flor com pera de sobremesa. Para o jantar, pepino com molho tzatziki (iogurte 0%, 1 colher de chá de azeite de oliva, alho, cebolinha, hortelã e coentro) e peito de peru. Queijo branco com geleia de morango na sobremesa.

Dia 4

De manhã, chá, duas torradas, queijo branco 0% e mel. No almoço, salada Coleslaw (cenoura, repolho branco, maça verde, iogurte 0% e vinagre) e camarões salteados. Pera de sobremesa. Tabule (semolina, pepino, tomate e pimenta) com fatias de presunto sem casca. Duas bananas de sobremesa.

Dia 5

Chá, torrada com ovo estrelado e meia fatia de presunto no café da manhã. No almoço, salada de alface e tomate com batata no vapor e peixe cozido. Já para o jantar, omelete de queijo feito com três ovos e salada. A sobremesa é salada de frutas com laranja e kiwi.

Dia 6

Café, dois biscoitos com manteiga e queijo branco 0% no café da manhã. Salada de abobrinha com cenouras ao vapor e peixe assado no almoço e salmão defumado com salada de macarrão e duas fatias de melancia para o jantar.

Dia 7

Chá, cereal e leite (mesma proporção da vez anterior) e iogurte 0% com mel no café da manhã. Almoço com batata e cenoura ao forno com bife grelhado acompanhado de salada com molho de iogurte. Para o jantar, salada de macarrão com cenoura, tomate, frango e duas fatias de melão como sobremesa.

Dicas para o sucesso da dieta

Você deve ter percebido que a sugestão de roteiro da dieta é pobre em açúcar e gorduras. Também é possível perceber que não há quase nenhum produto industrializado. Caso você não queira seguir o plano traçado aqui, dê preferência a alimentos naturais, que não contenham conservantes, corantes e agrotóxicos.

Foto: © IAKOBCHUK VIACHESLAV - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Roteiro para perder 5kg em quatro semanas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade