Causas da dor no nariz

Uma dor localizada no nariz em geral se deve a uma lesão na área, como nariz machucado ou quebrado. Uma dor mais difundida, normalmente localizada na parte de trás do nariz e dos seios paranasais, pode ser sinal de infecção como sinusite ou alergias sazonais.

Causas da dor no nariz

Uma lesão no nariz é geralmente causada por acidente ou queda. Movimentos bruscos durante a prática de alguns esportes também podem ser responsáveis pela dor. Reações alérgicas devido a uma série de produtos, tais como pólen e pelos de animais, e a sinusite - causada por resfriado ou problemas alérgicos - são outros causadores de dores no nariz. Um câncer dos seios paranasais ou da cavidade nasal e a síndrome do nariz vazio, que pode ocorrer após determinadas intervenções no órgão, também podem causar dor nasal.

Nariz inchado por fora

A dor associada a uma fratura no nariz pode estar acompanhada de um leve inchaço ou torção na forma do nariz. Além disso, pode haver a presença de hematomas em uma parte ou em todo o nariz. Em alguns casos mais pronunciados, a simples observação por um médico já garante o diagnóstico de fratura nasal.

Nariz inchado por dentro

Quadros de dor no nariz provocados por crises alérgicas ou sinusite também podem provocar inchaço. No entanto, nestes casos, a situação não pode ser percebida a olho nu já que a sensação de inchaço se restringe aos seios paranasais de maneira que se diz, de forma leiga, que o nariz parece estar inchado internamente.

Tratamento da dor no nariz

O tratamento depende das causas que forem identificadas. Quando se trata de uma fratura no nariz medicamentos são prescritos para a dor e uma tala nasal pode ser colocada para reajustar o osso. Em alguns casos, pode ser necessária intervenção cirúrgica. O tratamento de alergias e da sinusite geralmente consistem na identificação da causa subjacente, juntamente com prescrição de anti-histamínicos e descongestionantes.

Foto: © 9nong - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Causas da dor no nariz', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade