Varíola

Novembro 2017


Definição

a varíola é uma doença infecciosa e contagiosa, causada pelo vírus da família dos poxvírus. Esse vírus é temível porque é muito resistente, mas apenas uma infecção permite adquirir uma imunidade para a vida inteira. Além disso, nenhum caso de varíola é identificado desde os anos 70. Supomos que a doença tenha sido erradicadas graças à utilização eficaz das campanhas internacionais de vacinação. A varíola é transmitida de pessoa para pessoa através das gotículas de salivas, espirros ou tosse, por contato com objetos contaminados pelo vírus. Existem diversas formas de varíola: menor, hemorrágica e maligna.

Manifestações

os sintomas da varíola aparecem geralmente depois de algumas semanas após a contaminação e são os seguintes:
o Febre alta em torno dos 40°C;
o Dores de cabeça;
o Curvaturas;
o Náuseas e vômitos;
o Uma erupção característica: ela se apresenta como ulcerações, perdas da camada superficial da pele, no nível da cavidade bucal. Sobre o corpo, pequenas manchas se preenchem com líquido e depois formam crostas que depois deixam cicatrizes;
o Sangramentos no quadro da forma hemorrágica, que leva quase que inexoravelmente à morte.

Diagnóstico

o diagnóstico da varíola se faz geralmente com a observação das lesões características.

Tratamento

não existe tratamento contra a varíola mas unicamente vacinas preventivas. O isolamento dos doentes é igualmente indispensável.

Prevenção

a única medida preventiva contra a varíola é, além do tratamento, o isolamento dos doentes e a vacinação preventiva.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.
Este documento, intitulado 'Varíola', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.