Balanite

Novembro 2017


Definição

a balanite é uma doença exclusivamente masculina que se manifesta por uma inflamação da glande(pênis). A balanite é na maioria dos casos de origem infecciosa, e o germe pode ser transmitido por via sexual. Quando a inflamação afeta igualmente o prepúcio, falamos de balano-postite. Essa patologia é causada, na maioria dos casos, por uma higiene insuficiente no homem adulto.

Manifestações

a balanite se manifesta da seguinte maneira:
Placas vermelhas na glande;
Dores;
Irritação;
Escorrimenro no meato uretral (parte terminal do pênis);
Um inchaço da glândula com lesões do tipo de ulcerações de forma circular;
Odor forte.

Diagnóstico

O medico procede a um interrogatório que permite determinar os fatores que favorecem o surgimento de uma infecção tais como a ausência de circuncisão, a diabetes,imunidade baixa ou uma eventual infecção genital na parceira ou parceiro. Trata-se também de evocar as modalidades de higiene íntima. Se seguirá um exame clínico, principalmente genital além de uma palpação e às vezes de acordo com o tipo de balanite exames de sangue serão necessários.

Tratamento

É necessário eliminar a causa da doença e efetuar cuidados locais.
Em caso de persistência, como uma sobreinfecção, o médico administrará antibióticos. Se o prepúcio estiver muito estreito impedindo descobrir a glândula, causa que pode favorecer o surgimento da balanite, ou se existirem balanites muitos frequentes, uma circuncisão consistindo na retirada do prepúcio poderá ser considerada.

Prevenção

Conselhos de higiene são necessários, principalmente evitar produtos agressivos, sabões antissépticos, e favorecer uma boa limpeza além de uma boa secagem.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:47 por asevere.
Este documento, intitulado 'Balanite', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.