Tratamento da dislexia com música

Normalmente ligada a um problema auditivo, a dislexia compreende a dificuldade que certas crianças têm em diferenciar certos sons como B e P, provocando problemas de leitura. Segundo estudo publicado na revista 'Plos One', a música é eficaz no enfrentamento do problema.

Resultados do estudo

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores submeteram 50 crianças disléxicas entre 8 e 11 anos a aulas de aprendizado musical ou de artes plásticas duas vezes por semana durante seis meses. As aulas eram acompanhadas de exercícios de fonoaudiologia.

No final do experimento, 60% das crianças que tiveram aulas de música apresentaram melhora do problema contra apenas 28% daquelas que fizeram cursos de pintura e desenho. Além disso, 75% dos alunos de música foram capazes de perceber os erros presentes em um pequeno texto contra 36% do grupo de artes.

A comparação entre os dois grupos permitiu aos cientistas verificar que o progresso em leitura não está associado ao crescimento das crianças ou ao engajamento em outras atividades.

Música e leitura

O recente estudo e outras pesquisas anteriores também demonstraram uma relação forte entre música e aprendizado, pois as duas habilidades se efetuam na mesma área cerebral. Por conta disso, músicos que praticam por muitas horas também apresentam capacidades de linguagem maiores que a média. Eles também possuem maior facilidade para diferenciar sons e aprender línguas estrangeiras.

Por outro lado, crianças com dificuldades de leitura, por dislexia ou não, apresentam ao mesmo tempo problemas de coordenação e ritmo na hora de dançar ou mesmo acompanhar uma música com palmas.

Tratamento complementar

Apesar dos resultados do trabalho, os pesquisadores e pediatras garantem que a música deve ser um tratamento complementar aos métodos tradicionais de fonoaudiologia, que continua sendo o ponto-chave para o desenvolvimento e melhora de crianças que sofrem de dislexia.

Foto: © ximagination - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Tratamento da dislexia com música', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade