Infecções por oxiúros: complicações possíveis

Afetando mais de 200 milhões de pessoas em todo mundo, das quais cerca de 30% são crianças, o Enterobius vermicularis, também chamado oxiúros, é o parasita mais comum em nosso meio. Os seres humanos são os únicos hospedeiros. Os oxiúros têm forma curva, cor branca e são vermes pequenos: o macho mede de 2 a 5 milímetros e a fêmea de 8 a 13 mm. Apesar de serem comuns e de fácil tratamento, as infecções por oxiúros podem provocar complicações importantes.

Como o oxiúros penetra no corpo

Os vermes geralmente entram no organismo através de alimentos e bebidas que contenham seus ovos. Os ovos eclodem e os vermes vivem no interior do trato intestinal. As fêmeas colocam ovos microscópicos ao redor do ânus, causando coceira intensa. As crianças transmitem facilmente as infecções. Medicamentos podem tratar a infecção, mas a coceira e falta de higiene podem causar recorrência dos vermes. Embora os vermes não costumem causar problemas médicos graves, no caso de infecções severas há riscos de complicações.

Complicações pelo oxiúros

Complicações após infecções por oxiúros são raras. Quando elas ocorrem, há maior risco de que afetem meninas e mulheres, pois a vagina é um órgão mais propício a infecções do que o pênis.

Vermes na vagina

O aparecimento de vermes na vagina de meninas e mulheres adultas não é uma condição comum. Pode ocorrer irritação e coceira geralmente na área da vulva e corrimento vaginal anormal. Em um exame físico, podem-se observar os vermes E. vermicularis na região do fórnix frontal da vagina. O tratamento é feito com prescrição de mebendazol 100 mg em dose única.

Doença inflamatória pélvica

Uma infestação de oxiúros pode causar doença inflamatória pélvica em mulheres. A doença é uma infecção do revestimento do útero, trompas de Falópio ou ovários. Se os vermes migrarem para dentro da vagina e do útero, pode ocorrer inflamação e infecção do sistema reprodutor. Alguns dos sintomas possíveis incluem dor pélvica, febre e corrimento vaginal anormal.

Infecções do trato urinário

Assim como acontece com a doença inflamatória pélvica causada pela migração dos vermes, os oxiúros podem invadir a uretra e causar infecção da bexiga. Isto é mais comum em mulheres do que em homens. Antibióticos por via oral são utilizados para tratar essas infecções.

Foto: © absolutimages - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Infecções por oxiúros: complicações possíveis', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade