Causas e controle do suor excessivo dos bebês

É perfeitamente normal que os bebês suem excessivamente. Isto ocorre até que o sistema de controle da temperatura corporal se desenvolva. Enquanto isso, temos de fazer todo o possível para que eles não se sobreaqueçam. Suar é um fenômeno natural que regula a temperatura corporal. Quando sentimos muito calor, nossas glândulas sudoríparas produzem umidade e esta, ao esfriar-se, refresca a superfície da pele e, portanto, o nosso corpo.

Conselhos

Até 18 ou 20 meses, os bebês têm o sistema de termorregulação corporal imaturo, o que significa que, ao mesmo tempo que eles ficam frios rapidamente, também suam demais. A única coisa que você pode fazer é assegurar que a criança não passe muito calor.

Durante o verão

Em épocas de muito calor, busque manter a casa em uma temperatura confortável para o bebê (cerca de 24ºC). Se para conseguir esta temperatura no verão você precise usar o ar condicionado ou ventilador, lembre-se que é melhor ligá-los quando a criança estiver fora do cômodo e, em seguida, uma vez que o ambiente esteja resfriado, levar o bebê. Se isso não for suficiente, você pode ligar os aparelhos na presença do pequeno, mas com duas condições: colocando na velocidade lenta e impedindo que o jato de ar frio chegue diretamente na criança.

Roupas

Roupas de manga curta, com tecidos naturais, como algodão e linho, permitem a transpiração e não deixarão o bebê tão incomodado caso ele transpire em excesso.

Cuidar da hidratação

Dê água para a criança com frequência, dando um pouco de cada vez. Desta forma, evita-se a desidratação do bebê. Beber pequenos goles várias vezes ao dia é melhor do que beber muita água de uma vez.

Banhos

vários banhos ao dia, apenas com água, quando estiver muito quente. Além de ser refrescante, o banho ajuda com a higiene. Troque a fralda e mude o bebê de posição frequentemente, assim o suor não irrita o bumbum nem as costas. Sempre que possível, deixe-o alguns minutos sem roupa, em cima de um cobertor ou toalha. Ele vai se sentir mais confortável e fresco.

Evite os resfriados

Os resfriados são frequentes no verão devido às mudanças bruscas de temperatura (se o suor estiver frio há grandes chances de haver um resfriado). Evite sair à rua nas horas mais quentes e sempre leve uma manta ou xale. Vai ser muito útil para cobrir o bebê caso você entre em um estabelecimento climatizado.

Foto: © Anatoly Tiplyashin - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Causas e controle do suor excessivo dos bebês', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade