Conselhos para o uso de piercing

A colocação de um piercing em qualquer parte do corpo se assemelha a uma intervenção cirúrgica simples. Por conta disso, sua realização exige alguns cuidados para evitar rejeições, infecções e outros problemas relacionados à colocação do acessório.

Desinfecção da área

O curativo deve ser trocado diversas vezes ao longo do dia na primeira semana de uso. Além disso, possíveis lesões provocadas pela colocação do piercing ou surgidas nos dias seguintes devem ser desinfetadas com solução antisséptica ao menos de duas ou três vezes por dia.

Exposição ao sol e à água

Durante o processo de cicatrização, é importante evitar a entrada em piscinas e no mar. Além disso, a região onde o piercing foi colocado deve receber o mínimo de água possível no banho. A exposição ao sol também não é recomendada no primeiro mês após a instalação do acessório.

Coçar o piercing

Evite coçar a região onde o piercing for colocado. Se o incômodo for insuportável, molhe com água e, dependendo da região, utilizando um cotonete.

Roupas apertadas

Roupas muito apertadas não são uma boa pedida para quem acabou de colocar piercings em regiões como os mamilos ou o umbigo, pois o atrito gerado pode coçar e causar inflamações.

Piercing na língua

A colocação de piercing na língua exige alguns cuidados especiais. Em primeiro lugar, dê preferência, nos primeiros dias, para alimentos frios, como sopas, água gelada e sorvetes, para reduzir o processo inflamatório na língua. Também é importante evitar alimentos duros, como biscoitos, torradas e carnes. Outra medida importante é escovar os dentes logo após as refeições para evitar qualquer acúmulo de comida na área do piercing. Além disso, evite esfregar o piercing nos dentes e céu da boca.

Consulta a profissionais

É ideal procurar o profissional que realizou a colocação do piercing para uma revisão cerca de uma semana após a instalação para confirmar o sucesso do procedimento e se não há nenhum processo infeccioso ou inflamatório em curso. Após esse período, é necessário procurar um médico em caso de dores violentas na região do piercing, febre, lesões cutâneas, vermelhidão ou coceiras e sangramentos na área afetada.

Foto: © Scott Griessel - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Conselhos para o uso de piercing', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade