Técnicas e benefícios da massagem ayurveda


Prática milenar, a massagem ayurveda restabelece a circulação das energias pelo corpo. Ela tem sua origem na ayurveda, medicina tradicional indiana cujo nome tem como significado 'ciência da vida'. Saiba mais sobre essa técnica no artigo abaixo.

Técnicas da massagem ayurveda

A massagem ayurveda se baseia na harmonia e no equilíbrio. O terapeuta inicia a sessão determinando o perfil do paciente (ar, fogo ou água, na tradição indiana) e o tipo de massagem que deverá ser empregada. Pessoas identificadas com o elemento ar, por exemplo, devem ser alvo de massagem mais lenta e em meio a uma atmosfera quente. Já pessoas do tipo fogo pedem massagem estimulante, rápida e mais profunda. Para restabelecer a circulação da energia, o massagista também pode empregar técnicas de pressão e uso de pedras sobre os meridianos de energia corporal.

Benefícios da massagem ayurveda

A massagem ayurveda é conhecida por sua ação relaxante. Além disso, ela auxilia o corpo na eliminação de toxinas, facilita a circulação e reduz as tensões musculares. Esse tipo de massagem é indicado principalmente para pessoas estressadas e sob tensão emocional. Além disso, pode ser utilizada tanto de modo terapêutico quanto preventivo. Ela também atua contra distúrbios do sono, sobre o sistema imunológico, a circulação sanguínea e a circulação linfática.

Contraindicações da massagem ayurveda

Como a maioria das massagens, a ayurveda não é aconselhada para pessoas que sofrem com problemas dermatológicos e inflamações na pele. A massagem ayurveda também não deve ser feita por grávidas e pessoas com doenças cardíacas ou câncer.

Foto: © Natalia Merzlyakova - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Técnicas e benefícios da massagem ayurveda', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade