O que fazer ao vomitar após tomar pílula

Abril 2017

Saiba o que fazer ao vomitar ou ter diarreia após ingerir a pílula anticoncepcional ou uma pílula do dia seguinte.


Tempo de absorção do anticoncepcional

A maior parte dos medicamentos tomados por via oral levam entre duas e três horas para serem digeridos e com a pílula anticoncepcional não é diferente. No entanto, considera-se, para efeitos práticos, um período de quatro horas como tempo seguro para absorção completa do remédio pelo organismo. Partindo desse ponto, saiba como proceder em caso de vômito ou diarreia menos de quatro horas após ingestão da pílula.

O que fazer após vomitar

Em qualquer um dos casos, a atenção deve se voltar para o tempo decorrido desde a ingestão do medicamento. Caso a pílula tenha sido consumida há menos de quatro horas a atitude mais prudente é tomar um novo comprimido para evitar perda de efeito. No entanto, é preciso estar atenta que isso vai fazer com que a cartela mensal termine um dia antes do previsto e vai obrigar, consequentemente, que o uso do medicamento seja retomado um dia antes do habitual já que o tempo sem tomar a pílula não pode exceder os sete dias.

Tomei anticoncepcional e tive diarreia

O procedimento em casos de diarreia é similar ao do vômito. Se a pílula anticoncepcional tiver sido consumida há menos de quatro horas, tome um outro comprimido e siga as instruções no tópico acima. Caso os problemas digestivos se prolonguem por mais de 24 horas, o ideal é seguir tomando a pílula no horário habitual, mas, até a próxima menstruação, utilizar um segundo método contraceptivo. O mais recomendado, por sua eficácia maior, é o uso de preservativos durante as relações sexuais.

Tomei a pílula do dia seguinte e vomitei

Em caso de vômito após o uso da pílula do dia seguinte, as recomendações são similares à pílula utilizada regularmente. Se o episódio de vômito ocorrer menos de três ou quatro horas após a ingestão do medicamento, tome a pílula do dia seguinte novamente. Se o problema ocorrer depois desse período, a pílula já foi absorvida e seus efeitos estão garantidos. Também é importante lembrar que náuseas e vômitos estão entre os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte, por isso a ocorrência de vômito até 12 horas após seu uso é considerada normal.

Tomei anticoncepcional e vomitei cinco horas depois

Caso o episódio de vômito ou diarreia ocorra cinco ou mais horas depois da ingestão da pílula, não há riscos de problemas na absorção do medicamento e a proteção contra gestações indesejadas está garantida.

Foto: © Marc Dietrich - Shutterstock.com

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por Pedro.Saude. Última modificação: 23 de fevereiro de 2017 às 14:38 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'O que fazer ao vomitar após tomar pílula', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.