Albumina - Definição

Novembro 2017


Definição de albumina

A albumina é a proteína mais encontrada no sangue. Ela é produzida pelo fígado, mas também é ingerida através de determinados alimentos, como o leite e o ovo. A albumina desempenha um conjunto de papéis que a tornam indispensável ao organismo. Ela é necessária, dentre outros motivos, para a uma regulação adequada de líquidos entre as diferentes estruturas, que são os vasos, os tecidos e o espaço que os separa, chamado de meio intersticial. Além disso, ela transporta um grande número de hormônios, ácidos graxos e bilirrubina. No sangue, a taxa de albumina, também chamada de albuminemia, é encontrada baixa em casos de desnutrição ou síndrome nefrótica, doença renal que é responsável pela perda de proteínas através da urina.
Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 16 de março de 2017 às 13:01 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Albumina - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.