Causas do adiantamento da menstruação

Uma menstruação adiantada é aquela que começa menos de 21 dias depois da última menstruação. Existem diversas razões - fisiológicas e psicológicas - que adiantam a menstruação, enquanto outras provocam seu atraso. O adiantamento ocasional do ciclo menstrual é algo de pequena gravidade. No entanto, caso a situação se torne recorrente é importante que a mulher consulte seu ginecologista.

Funcionamento dos órgãos

O ciclo menstrual da mulher é coordenado em diferentes níveis. Ele é controlado pelo córtex cerebral, hipotálamo, hipófise (glândula endócrina principal), ovários e útero. Se qualquer um dos componentes deste sistema for afetado, o período menstrual pode começar antes do habitual.

Mudanças de peso

Frequentemente, a menstruação é adiantada quando a mulher está fazendo dieta ou exercícios físicas de alta intensidade. É possível, porém, que os mesmos fatores levem a uma interrupção momentânea das menstruações, que não devem superar um mês. Caso isso ocorra, procure um médico.

Estresse

O estresse é um dos fatores que habitualmente provocam adiantamentos da menstruação. Nesse caso, o adiantamento se deve a um desequilíbrio hormonal provocado pelo estado emocional da mulher. É normal que atinja noivas pouco antes do casamento e estudantes em vésperas de prova, por exemplo. Também é provável, por outro lado, que episódios frequentes de estresse e ansiedade atrasem o período menstrual ou reduzam o fluxo.

Endometriose

Certos transtornos do sistema reprodutivo, como a endometriose e outras infecções, podem fazer com que a menstruação chegue antes do esperado. Nesses casos, o adiantamento costuma vir acompanhado de dores mais agudas que o habitual. Se esses dois sintomas estiverem presentes ao mesmo tempo, o médico deve ser consultado para uma análise das condições do sistema reprodutor da mulher.

Doenças sexualmente transmissíveis

Doenças sexualmente transmissíveis como a gonorreia ou a clamídia também causam o adiantamento da menstruação. Por conta disso, é importante realizar revisões ginecológicas periódicas para identificar possíveis problemas e investigar as causas dos adiantamentos na menstruação. Além disso, use preservativos para evitar as DSTs.

Mudanças de tempo

Mudanças bruscas na temperatura podem afetar o sistema nervoso autônomo e, consequentemente, ter repercussões sobre a menstruação, que pode tanto ser adiantada quanto atrasada pelas alterações do tempo.

Contraceptivo de emergência

Contraceptivos de emergência, como a pílula do dia seguinte, podem adiantar o período menstrual pela alta dose de hormônios que contêm. Nesses casos, é possível que o ciclo seja adiantado durante alguns meses até que volte ao normal.

Mudanças hormonais

Quando o nível de hormônios que regulam os ovários e o útero é alterado há risco de adiantamento da menstruação. Não é possível controlar essas variações e o correto a fazer é anotar as datas de menstruação para acompanhar possíveis alterações. Próximo da menopausa, a variação hormonal pode se acentuar e desregular ainda mais os ciclos.

Foto: © Andrey Popov - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Causas do adiantamento da menstruação', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade