Alcoolismo - Definição

Janeiro 2018


Definição de alcoolismo

O alcoolismo é uma má utilização do consumo de bebidas alcoólicas, mas também uma série de problemas causados por este abuso. O alcoolismo pode ser agravado pelos fenômenos de binge drinking ligados a alcoólatras que bebem pontualmente e com muita intensidade, porém, na maior parte das vezes, o alcoolismo é crônico.

Neste caso, ele é um comportamento caracterizado pelo desejo e necessidade de consumir álcool, com uma evolução que ocorre gradativamente em direção a uma resistência aos efeitos do álcool, que por sua vez requer uma quantidade cada vez maior para obter o mesmo efeito. Uma vez que a dependência esteja agravada, o alcoólatra começa a perceber sinais severos de abstinência em caso de interrupção do consumo das bebidas. A intoxicação alcoólica causa principalmente a destruição dos tecidos e órgãos, em especial o fígado, e desordens psicológicas e sociais (tentativas de suicídio, violência, problemas de relacionamento, entre outros).
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 26 de dezembro de 2017 às 17:31 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Alcoolismo - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Alcalino - Definição
Alexia - Definição