Medicamentos ou drogas sintéticas


As drogas sintéticas ou recreativas são um grupo heterogêneo de substâncias, geralmente com efeito estimulante, fabricadas a partir da modificação da estrutura química de determinados produtos naturais ou medicamentos.

Elas são fabricadas em laboratórios clandestinos por métodos químicos simples e posteriormente introduzidas no mercado ilegal de drogas. De acordo com a família a qual pertencem, essas drogas podem produzir efeitos diferentes sobre o sistema nervoso, que imitam efeitos de drogas naturais. Os efeitos podem ser opiáceos, alucinógenos ou estimulantes.

Drogas sintéticas com efeito opiáceo

Derivados de fentanil, a AMF (alfa-metilfentanil), derivados da meperina o MPPP (metil fenil propionoxipiperidina) e o MPTP (metil-fenil-tetraidropiridina).

Drogas sintéticas com efeito alucinógeno

Derivados de fenciclidina, PCP (fenciclidina ou pó de anjo), o Special K (quetamina) e óxido nitroso.

Drogas sintéticas com efeito estimulante

Derivados de feniletilaminas, a metanfetamina, cloreto recristalizado de metanfetamina, a TMA2 (triometoxianfetamina), o DOM (metildimetoxianfetamina), DOB (bromodimetoxianfetamina), MFT (bromo-metoxianfetamina), o PAM (para- metoxianfetamina), PMMA (parametoximetanfetamina), MDA (Mmetilfioxianfetamina ou droga do amor), MDMA (ecstasy ou metildioximetanfetamina) e alfa-etiltriptamina.

Foto: © Fabio Berti - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Medicamentos ou drogas sintéticas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade