Como controlar o peso em uma dieta

O controle regular do peso durante uma dieta é uma medida tão importante quanto a adoção de um novo regime alimentar. Para isso, é recomendado que a pessoa compre uma balança e faça um controle bastante rigoroso de sua variação de peso.

Usar a mesma balança

Comprar uma balança não apenas ajuda no controle das variações de peso como também assegura que a pessoa sempre se pese na mesma balança. Essa é a única maneira de controlar se a dieta está progredindo ou se alguns erros (a serem corrigidos) estão impedindo a perda consistente de peso. Além disso, a presença de uma balança em casa garante que a medição possa ser feita em diferentes momentos do dia, auxiliando no controle e, em caso de perda de peso, trazendo mais motivação para se continuar na dieta.

Frequência da pesagem

Pesar-se com frequência permite a realização de ajustes rápidos quando se nota um ganho de peso. Para isso, a pessoa também deve decidir qual será a frequência, que pode ser diária ou semanal. Caso a opção seja semanal, escolha um dia e hora fixos para a medição. Saiba de antemão que tendemos a pesar mais nas segundas, quando possíveis excessos do final de semana vêm à tona, e menos nas sextas, quando seguimos a dieta de maneira mais estrita há cinco dias. Já para quem pretende se pesar diariamente, o principal conselho é escolher uma hora fixa ou associada a um momento do dia, como após acordar ou depois de urinar.

Tome nota para controlar a evolução

É importante tomar nota dos resultados das pesagens para que o controle seja feito de maneira adequada. Sem isso, podemos perder ou ganhar poucas gramas de um dia para o outro sem notar se a dieta está progredindo ou andando para trás. Quando houver ganho de peso, tente buscar o motivo para aquela alteração na curva decrescente e faça os ajustes necessários.

Sem obsessão com a perda de peso

A pessoa não pode ser tornar obsessiva com seu peso. A ansiedade é um obstáculo importante na redução do peso e pesar-se diversas vezes por dia pode criar situações ruins, como ganhos de peso logo após uma refeição. Evite se pesar mais de duas vezes por dia e, caso tenha optado pela pesagem semanal, não antecipe o dia da medição.

Foto: © sheff - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como controlar o peso em uma dieta', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade