Exame de cloro no sangue

O cloro é uma substância que se encontra nos fluidos extracelulares do corpo. O organismo obtém a maior parte do cloro que precisa através do sal adicionado aos alimentos.

Função do cloro no organismo

O cloro permite o bom funcionamento do fígado, a produção de sucos gástricos e a manutenção dos ossos. Juntamente com o sódio e o potássio, esta substância é responsável pela distribuição de água para todos os órgãos do nosso corpo e regulação da pressão osmótica (equilíbrio entre os fluidos extracelulares e intracelulares). O cloro participa também da neutralidade elétrica do organismo, mantém o equilíbrio ácido-base e favorece o transporte de CO2 no sangue.

Exame de cloro no sangue

O médico prescreve um exame de sangue para medir a concentração de cloro no organismo quando deseja verificar o estado de hidratação do organismo.

Valores normais de cloro no sangue

O valor normal de cloro no sangue é o mesmo para homens, mulheres e crianças e deve situar-se entre 100 e 105 milimol por litro.

Baixo nível de cloro no sangue

O nível de cloro no sangue pode variar. A hipocloremia é a diminuição do cloro no sangue. Esta condição raramente está relacionada com a ausência de uma substância, geralmente ocorrendo como consequência de condições como diarreia, vômitos e transpiração excessiva. Os principais sintomas da hipocloremia são fadiga, cãibras musculares, agitação e distúrbios do ritmo cardíaco.

Alto nível de cloro no sangue

O nível de cloro no sangue aumenta muito raramente. Na verdade, quando o corpo tem muito cloro, o organismo trata de eliminá-lo através da urina. No entanto, quando certas disfunções causam a hipercloremia, os primeiros sintomas são respiração rápida e profunda, fraqueza muscular, vômitos e destruição da flora intestinal.

Foto: © Szabolcs Borbely - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Exame de cloro no sangue', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade