Retorno da menstruação após cesariana

As mulheres que passaram por uma cesariana voltam a menstruar regularmente, mas, em alguns casos, o ciclo pode se modificar e a interrupção da menstruação às vezes se mantém por meses. Porém, na maioria das mulheres, os períodos regulares aparecem em até oito semanas.

Sangramento pós-cesariana

Depois de uma cesariana é frequente que a mulher passe várias semanas com sangramentos. No entanto, eles não devem ser confundidos com a menstruação. Esses sangramentos se devem a perda da cobertura uterina, que se renova nas semanas seguintes ao parto. À medida em que os dias se passam, esse sangue vai perdendo a coloração e se tornando transparente.

Fatores que influenciam o retorno da menstruação

Os problemas de tireoide ou variação significativa de peso podem influenciar a menstruação no período pós-cesariana. Além disso, o estresse e o nível de atividade da mulher também são fatores capazes de alterar o momento da retomada da menstruação.

Porém, o principal fator que atua nesse caso é a amamentação. Quando uma mulher amamenta, ela secreta hormônios específicos - prolactina - que estão associados à produção de leite. A prolactina regula a quantidade de leite produzido e suprime a ovulação da mulher. Sem ovulação, não há possibilidade de menstruação.

Porém, estar amamentando não é uma garantia de que a menstruação não ocorrerá. A quantidade de prolactina secretada depende da frequência com que a mulher dá de mamar ao recém-nascido. Assim, mulheres que seguem a recomendação de praticar a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses tendem a regularizar mais tarde a sua menstruação.

Mudanças na menstruação

Nas primeiras menstruações após uma cesariana é possível notar algumas mudanças. Em primeiro, os ciclos ficam mais desregulados, podendo oscilar para mais ou menos tempo entre uma menstruação e outra. Além disso, o sangue pode ter cor, textura ou cheiro diferentes do habitual. Em alguns meses, é esperado que tudo volte ao normal.

Foto: © LarsZ - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Retorno da menstruação após cesariana', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade