Dormência ou formigamento nas mãos e braços

A dormência nas mãos e braços geralmente tem sua origem na coluna cervical. Problemas nessa região podem causar dor e outros sintomas localizados no pescoço ou que se espalham para ombros, braços e mãos. Na maioria das vezes, as mãos ficam dormentes porque os nervos que partem do pescoço e chegam até elas estão sendo comprimidos.

Lesão de disco intervertebral

Na maioria dos casos, formou-se uma hérnia no disco intervertebral que comprime um nervo. Em outros casos, a artrose é responsável por estes sintomas, popularmente chamados de bicos de papagaio. Há ocasiões em que os responsáveis são tumores, cistos ou problemas medulares. Também pode haver dor intensa se a compressão for severa.

Sintomas de lesão no disco intervertebral

O início da doença é geralmente lento e progressivo e gradualmente aumenta de intensidade. A dor começa no pescoço, seguindo para ombro e braço e termina na mão. Geralmente, são mais intensas durante a noite e obrigam a pessoa a se deitar de costas com as mãos atrás da cabeça. Pode ser que permanecer mais de uma hora na cama se torne um calvário para o paciente. Na fase inicial, a dor diminui ao caminhar e aumenta quando se está sentado. Em outras ocasiões, não há dor e o formigamento nas mãos é o único sintoma. Nestes casos, é difícil convencer o paciente de que a origem está no pescoço.

Remédio para dormência nas mãos

O tratamento consiste principalmente em descanso. É necessário descomprimir os nervos com medicamentos que se destinam a desinchar a raiz afetada. Outra medida é o deslocamento do disco para uma área que não comprima o nervo por meio da quiropraxia. Pode ser necessário manter o relaxamento muscular com uso de sedativos, tomados em várias doses diárias para manter a distensão constante da musculatura. Ainda assim, a aplicação de compressas de gelo e massagens pode ajudar.

Tratamento cirúrgico da dormência nos braços

Em casos graves de dormência nos braços é necessário fazer uma cirurgia para remover o elemento que comprime o nervo. Esta condição cervical é curada de uma forma ou de outra, mas é necessário consultar um profissional, porque quanto mais tempo para iniciar o tratamento, maior a inflamação e maiores os riscos de não ser possível resolver o problema de modo integral.

Síndrome do pinçamento neurovascular

A síndrome do pinçamento neurovascular é caracterizada por dor no ombro, braço e mão. Pode ocorrer em pessoas que carregam muito peso, com consequente estiramento muscular. A artéria que leva o sangue para os músculos do braço e da mão fica presa entre os músculos da axila e, ao colapsar, deixa de transportar sangue. A síndrome se apresenta frequentemente em pessoas que adotam má postura dos ombros e se queixam de dores acima da clavícula, que podem ir do ombro até a ponta dos dedos.

Às vezes, os dedos parecem frios ou existe intolerância ao frio, dificuldade de movimentação e dores. A mão pode mudar de cor, aparentando palidez extrema ou ficar pálida pela falta de circulação. O pulso fica fraco ou inexistente. Se esse aprisionamento da artéria não for tratado podem haver danos sérios aos dedos, como úlceras e necrose por falta de circulação. Também pode aparecer inchaço do braço, veias protuberantes e desconforto ao mover braço e pescoço. O tratamento médico é baseado em fisioterapia, suplementação de vitaminas do complexo B e uso de medicamentos vasodilatadores. Só se deve recorrer à cirurgia quando o tratamento médico não for eficaz.

Dormência nas mãos quando durmo

Em geral, a dormência nas mãos ao dormir tem relação com a interrupção da circulação sanguínea. Pessoas que dormem com as mãos sob o travesseiro, por exemplo, podem sofrer com esse problema. A situação é resolvida em poucos minutos após o ajuste de posição. Fazer movimentos de abrir e fechar a mão acelera a recuperação. Esse tipo de dormência não tem origem em problemas mais sérios na coluna.

Dormência nas mãos na gravidez

Em geral, dormências ocorridas na gravidez dizem respeito à síndrome do túnel do carpo. Esta condição, bastante presente também em pessoas que trabalham fazendo movimentos repetitivos, tem origem no nervo mediano, estrutura que passa por dentro do túnel do carpo, localizado no punho. Nas gestantes, a síndrome costuma se desenvolver por conta do aumento na retenção de líquidos, o que pode acabar comprimindo essa região.

Foto: © Melodia plus photos - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Dormência ou formigamento nas mãos e braços', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade