Ceratite: causas, sintomas e tratamento

O termo ceratite refere-se a uma inflamação da córnea do olho. A ceratite é muito menos comum do que a conjuntivite. No entanto, ao contrário da conjuntivite, a inflamação da córnea pode deteriorar a visão. Por este motivo, a detecção e tratamento precoce da ceratite é tão importante. Portanto, diante dos sinais que indiquem uma ceratite, você deve consultar um oftalmologista.

Causas da ceratite

Muitas causas diferentes podem levar a uma ceratite. Estas incluem infecções provocadas por bactérias, fungos ou vírus. Além disso, há casos de ceratites pelo uso de determinados medicamentos, por traumas na região e por exposição à luz ultravioleta. Por fim, pacientes com xeroftalmia também podem desenvolver ceratite.

Fatores de risco da ceratite

Lesões oculares, doenças metabólicas, como diabetes, e predisposição genética podem favorecer a inflamação da córnea. A secura ocular pode favorecer agentes patogênicos que penetram a córnea do olho e causam a ceratite.

Sintomas da ceratite

A ceratite pode causar os seguintes sintomas: sensibilidade aumentada dos olhos, visão ruim, dor nos olhos, lágrimas ou secura nos olhos, sensação de corpo estranho no olho, além da sensação de que a visão está nublada.

Diagnóstico da ceratite

Uma avaliação oftalmológica em consultório médico é suficiente para se diagnosticar uma ceratite. No entanto, exames complementares são necessários para que se identifique qual a causa do problema e se defina o tratamento adequado.

Tratamento da ceratite

O tratamento da ceratite vai depender da causa do problema. Casos de ceratite causado por traumatismos, medicamentos ou exposição à luz ultravioleta em geral demandam a realização de lavagens frequentes, uso de anti-inflamatórios e de tampão sobre o olho afetado.

Nos casos mais graves em que a ceratite evolui para situações como perfuração da córnea ou desenvolvimento de úlceras, a única saída para recuperar a visão do paciente é a realização de um transplante de córnea.

Remédios para ceratite

Nos casos de infecção por bactérias e fungos, a exigência é pelo uso de medicamentos antibióticos e antifúngicos, respectivamente. Já infecções por vírus só devem ser tratados com remédios no caso de infecção pelo Herpes simplex.

Colírio para ceratite

O uso de colírios lubrificantes é especialmente recomendado para quadros de ceratite surgidas em pacientes com xeroftalmia, condição que provoca ressecamento intenso da córnea e, em geral, está associado à carência na ingestão de vitamina A e demanda suplementação da substância.

Foto: © Lucky-Business - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Ceratite: causas, sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade