Glóbulos brancos do sangue

Os glóbulos brancos são um grupo heterogêneo de células sanguíneas que são responsáveis pela coordenação das defesas imunológicas do organismo contra agentes infecciosos.

Contagem de glóbulos brancos no sangue

O número de células brancas varia entre 4.000 e 10.000 por milimetro cúbico de sangue. Nas crianças, o número de células brancas do sangue pode chegar a 15.000 por mm³.

Nível normal dos glóbulos neutrófilos polinucleares

Os glóbulos polimorfonucleares neutrófilos são um tipo de glóbulos brancos do sangue que representam entre 60% e 70% dos glóbulos brancos totais. As quantidades normais variam entre 1.600 e 7.000 por mm³.

Quantidade de glóbulos eosinófilos polinucleares no sangue

Os glóbulos polinucleares eosinofílicos, outro tipo de glóbulo branco, representam de 2% a 4% do total de glóbulos brancos. Estes glóbulos brancos intervêm nas reações alérgicas e combatem infecções. A quantidade normal de polinucleares eosinófilos deve ser inferior a 400 por mm³.

Nível normal dos glóbulos polinucleares basófilos no sangue

Os glóbulos polinucleares basófilos representam menos de 1% dos glóbulos brancos. Portanto, a quantidade deve ser inferior a 100 por mm³.

O que é basofilia

A basofilia, quantidade aumentada de células polinucleares basófilos, é observada em alguns casos de leucemia, doenças da tireoide e cirrose.

Nível normal de linfócitos no sangue

Os linfócitos representam entre 20% e 40% dos glóbulos brancos totais, cerca de 1.500 e 4.000 por mm³. A linfocitose é o aumento do número de linfócitos acima do normal.

Linfopenia

Por outro lado, a linfopenia ocorre quando o número de linfócitos se apresenta inferior a 20% dos glóbulos brancos totais do sangue.

Nível normal de monócitos no sangue

Os monócitos representam entre 2% e 6% dos glóbulos brancos totais, aproximadamente de 200 a 700 por mm³. Monocitose é o aumento de monócitos acima dos valores normais.

Diagnóstico

Os resultados de um exame de sangue não são suficientes para diagnosticar uma doença. O médico que prescreveu o hemograma é a única pessoa que pode confirmar o diagnóstico após comparar os resultados da contagem de sangue com o exame clínico, analisando o paciente e resultados de outras análises. É importante notar que os resultados das contagens de sangue podem variar de acordo com a técnica utilizada pelo laboratório. Além disso, os valores normais podem variar em função da idade e do sexo.

Foto: © harmpeti -Shuttertock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Glóbulos brancos do sangue ', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade