Diagnóstico de HPV entre homens

Uma infecção por HPV (Papilomavírus humano) é a principal causa de câncer do colo do útero. O vírus, no entanto, também afeta os homens e pode provocar o desenvolvimento de câncer anal. Porém, ainda não existem exames para detectar os riscos de câncer por HPV nos homens como há para as mulheres - o famoso exame de Papanicolau.

Papanicolau anal em homens

O exame de Papanicolau anal é utilizado para encontrar células anormais no ânus do paciente que poderiam se converter em câncer com o passar do tempo. Porém, o processo de encontrar e remover células anormais não garante eficácia na prevenção do câncer anal em homens.

Populações de risco para o HPV

Como o câncer anal é mais frequente em homossexuais, bissexuais ou portadores de HIV, alguns especialistas recomendam que essas populações realizam o exame de Papanicolau anal com regularidade maior que heterossexuais. Vale lembrar, uma vez mais, que este teste não tem eficácia tão considerável quanto o Papanicolau realizado em mulheres.

Detecção do HPV em homens

Também não há um exame que possa ser realizado para detectar a presença do HPV entre homens. Mas o vírus, na maioria dos casos, desaparece naturalmente e sem causar problemas de saúde. O importante é o homem estar atento ao surgimento de verrugas ou manchas escuras na região genital e consultar um médico ao primeiro sinal de uma infecção. Além disso, deve-se utilizar preservativos durante as relações sexuais seja para evitar o contágio seja para impedir, entre homens já infectados, uma transmissão do HPV para a parceira.

Riscos do HPV em homens

Existe uma enorme variedade de tipos de Papilomavírus humano. A maioria deles é inofensiva e o homem sequer fica sabendo que foi infectado pelo vírus. No entanto, algumas cepas provocam o surgimento de verrugas genitais no pênis, escroto e ânus. Além disso, tipos ainda mais incomuns levam ao desenvolvimento de câncer anal.

Foto: © Lucy Liu - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Diagnóstico de HPV entre homens', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade