Causas e diagnóstico das tonturas

Novembro 2017

A tontura, ou vertigem, é um estado que deixa o paciente com a sensação de que irá desmaiar. De repente, os objetos parecem girar e a pessoa sente falta de equilíbrio e necessidade de sentar ou deitar. A maioria das causas de tonturas não são graves e melhoram espontaneamente de forma rápida ou são tratadas com facilidade.

Causas simples de tonturas

Uma tontura se instala sobre um paciente quando o sangue não está chegando de maneira suficiente ao cérebro, o que ocorre após uma diminuição repentina da pressão arterial ou por desidratação motivada por vômito, diarreia, febre ou outros problemas.

Adultos e principalmente idosos podem experimentar tonturas caso levantem muito depressa da cama ou mesmo de uma poltrona reclinável. A tontura também surge por conta de uma gripe ou redução da taxa de açúcar no sangue (hipoglicemia). Resfriados ou alergias também podem provocar tonturas.

Causas graves de tonturas

Entre as causas mais importantes de tonturas estão problemas cardíacos, como transtornos do ritmo cardíaco ou infarto, AVC ou embolia e hemorragias internas. Nesses casos, a tontura é acompanhada por outros sintomas, como dor torácica, taquicardia, perda da fala e dificuldades de enxergar.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico para se identificar as causas de episódios de tontura pode ser realizado com um eletrocardiograma, controle da pressão arterial ou ressonância magnética. Já o tratamento pode incluir medicamentos anti-histamínicos, sedativos e antieméticos.

Quando procurar um neurologista

Em caso de tonturas persistentes e que a causa não é encontrada pelo próprio paciente, é necessário procurar um neurologista. Casos de tontura podem ser indício de diversas doenças. Em média, 80% dos pacientes que reclamam de tonturas não recebem um diagnóstico definitivo pelo problema muitas vezes ser tratado como um distúrbio menor.

Foto: © Dmytro Buianskiy - 123RF.com
Publicado por Pedro.CCM. Última modificação: 28 de outubro de 2017 às 18:03 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Causas e diagnóstico das tonturas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.