Anemia microcítica - Definição

Novembro 2017


Definição de anemia microcítica

A anemia microcítica é caracterizada pela presença de glóbulos vermelhos de tamanho inferior à média e uma fabricação de hemoglobina insuficiente. A anemia microcítica pode resultar de uma forte carência de ferro no sangue devido a perdas sanguíneas regulares ou a presença de uma inflamação.

O diagnóstico deste tipo de anemia é feito através de exame de sangue evidenciando uma diminuição da taxa de hemoglobina no sangue e uma baixa no volume médio dos glóbulos (VGM). A análise do sangue permite igualmente que se procure a causa da doença. Tratar a causa representa a base do tratamento.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 5 de outubro de 2015 às 15:56 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Anemia microcítica - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.