Vitamina E: benefícios e fontes

A vitamina E é necessária ao organismo e ajuda a prevenir diversas doenças. Ela desempenha papel importante no organismo devido às suas propriedades antioxidantes: previne as reações químicas provocadas pelos radicais livres e que causam uma série de patologias.

Nome da vitamina E

O nome científico da vitamina E é tocoferol. Essa vitamina é uma substância orgânica lipossolúvel decomposta em oito formas orgânicas: quatro tocoferóis e quatro tocotrienóis.

Benefícios da vitamina E

Vitamina E para a pele

A vitamina E ajuda a proteger as membranas celulares, a começar pelas células da pele e contribui assim para reduzir o envelhecimento cutâneo. Ela protege os glóbulos vermelhos do sangue contra as substâncias oxidantes.

Prevenção de certas patologias

A vitamina E permite a prevenção de doenças cardiovasculares, tais como ataque cardíaco ou AVC, impedindo a formação anormal de coágulos de sangue. Esta vitamina ajuda a combater também certos tipos de câncer, incluindo o de próstata. Ela também é capaz de reduzir o risco de hemorragia intracraniana, de retinopatia grave e cegueira em bebês prematuros, assim como o risco de catarata e degeneração macular relacionada com a idade e o mal de Parkinson.

Onde encontrar vitamina E

As fontes de vitamina E são alimentares. Entre os alimentos mais ricos na substância, estão as sementes de girassol, nozes, avelãs ou amêndoas, farelo de cereais, amendoim, abacate e molhos de tomate. A vitamina E também está disponível como um suplemento dietético, mas o seu uso deve ser controlado para evitar o risco de sobredosagem.

Falta de vitamina E

A carência de vitamina E é rara. É observada principalmente em bebês prematuros, devido à desnutrição e à presença de problemas intestinais ou hepatite.

Foto: © geografika - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Vitamina E: benefícios e fontes', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade