Fezes com sangue: causas e tratamentos

Novembro 2017

A presença de sangue nas fezes é um sintoma anormal que deve ser imediatamente reportado a um médico. A causa do problema, muitas vezes benigna, varia segundo a coloração das hemorragias e pode denotar quadros graves.


Colorações diferentes

A coloração dos sangramentos permite ao médico efetuar um primeiro diagnóstico a respeito do problema. Quando o sangramento é negro, imagina-se que sua origem seja um melena. A coloração, nesses casos, resulta de uma digestão parcial do sangue. A presença de líquido espesso nas fezes se deve a um sangramento no lado superior do tubo digestivo.

Quando o sangramento é vermelho, supõe-se tratar de uma retorragia. Sua presença nas fezes é sinal de sangramento na parte inferior do tubo digestivo (cólon, reto, ânus).


Os sangramentos também podem ser invisíveis, chamados de ocultos, como no caso de um câncer colorretal. Sua detecção se faz através de provas biológicas e exames complementares.

Causas do sangue nas fezes


Sangramentos digestivos baixos

A presença de sangue nas fezes pode ter diferentes causas. Os sangramentos digestivos baixos - de coloração vermelha - se apresentam com maior frequência entre pessoas com hemorroidas. A dilatação das veias no ânus se manifestam por dores e sangramentos, que podem ser observados nas fezes. Outra causa frequente é a fissura anal, lesões que podem ser consequência direta de uma prisão de ventre.

A retite, inflamação da mucosa retal, também pode provocar fezes com sangue. Doenças digestivas: colite ulcerosa, proctocolite, doença de Crohn são outros exemplos de causas possíveis. Nestes casos, um tratamento médico de longo prazo é necessário.

Sangramentos digestivos altos

As principais causas de sangramentos digestivos altos - de coloração negra - são úlceras gastroduodenais, varizes esofágicas, tumores gástricos e erosões gástricas agudas, em geral provocados pelo uso de medicamentos (aspirina e anti-inflamatórios).

Tratamento para fezes com sangue

Em função do avanço da doença que origina o sangramento, o profissional consultado recomendará a utilização de um creme ou pomada à base de corticoides ou uso de remédio anti-inflamatório. Uma intervenção cirúrgica só é realizada em casos mais extremos.

Foto: © Sakorn Singsuwan - 123RF.com

Veja também

Publicado por Pedro.CCM. Última modificação: 26 de outubro de 2017 às 10:36 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Fezes com sangue: causas e tratamentos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.