Síndrome de Tourette: sintomas e tratamento

A síndrome de Tourette, chamado oficialmente de síndrome de Gilles de la Tourette, é uma doença neurológica que se traduz por tiques incontroláveis por parte de seus portadores. Em muitos casos, eles se expressam pela verbalização de palavrões e grosserias a desconhecidos e amigos sem motivo aparente. Suas causas seguem desconhecidas, mas especialistas acreditam que fatores genéticos atuem sobre sua aparição ou devido a falhas de metabolismo de certos neurotransmissores.

Sintomas da síndrome de Tourette

A síndrome se manifesta por tiques incontroláveis que podem passar despercebidos num primeiro momento e serem variáveis em alguns pacientes. Os sintomas aparecem durante a infância, nos primeiros anos de escolarização e tendem a diminuir com a idade.

Os tiques podem ser motores, principalmente na parte superior do corpo - cabeça, pescoço, ombros. Eles correspondem a movimentos involuntários e súbitos causados por contrações musculares. Os tiques motores podem ser simples, como piscadas e movimentos de ombro, ou complexos, como gestos obscenos e movimentos coordenados em duas ou mais áreas do corpo.

Há também os tiques sonoros, emitidos pela boca ou nariz. Risadas, fungadas, repetições de palavras, gritos e uso de palavras de baixo calão. Em casos mais severos da doença, quadros de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), déficit de atenção, perda de controle e automutilação também podem ser percebidos.

Diagnóstico da síndrome de Tourette

O diagnóstico da síndrome de Tourette é feito através de descrição e observação dos tiques motores ou sonoros. Não existe um exame específico para a detecção desta patologia. Porém, o especialista pode prescrever exames neurológicos para eliminar a ocorrência de outras doenças.

Tratamento da síndrome de Tourette

Não existe tratamento medicamentoso específico para a síndrome de Tourette que permita a cura da doença. O uso de remédios pode ser recomendado para atenuar os problemas de comportamento decorrentes da patologia. Um acompanhamento psicológico também é altamente aconselhado, segundo o desejo do paciente.

Foto: © pasiphae - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Síndrome de Tourette: sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade