Cuidados durante a gravidez

Agosto 2017

Há muitas perguntas que uma mulher faz ao saber que está grávida. Este guia rápido vai tentar responder algumas delas com relação, por exemplo, ao uso de remédios, prática de atividade física e relações sexuais durante a gestação.


A dieta e o peso

Durante a gravidez, um aumento de 250 calorias à dieta diária é geralmente suficiente para fornecer alimentos tanto para o feto quanto para a mãe. A maior parte das calorias extras deve vir da ingestão de proteínas. A dieta deve ser equilibrada e deve frutas frescas, cereais e legumes. Os grãos são ricos em fibras e possuem um baixo teor de açúcar e também são uma boa escolha. O consumo de alimentos industrializados não é recomendado, pois frequentemente contêm quantidades excessivas de sal.

Não é recomendado fazer uma dieta para perder peso durante a gravidez, mesmo no caso de mulheres obesas. Ela deve evitar ganhar muito peso nos primeiros meses e tentar ganhar entre 800 g e 1,5 kg a cada mês durante os primeiros estágios da gravidez. Às vezes, as mulheres grávidas podem ganhar peso porque estão retendo líquido. Nestes casos, recomenda-se deitar virada para o lado esquerdo por 30 a 45 minutos para aliviar este problema. A utilização de meias elásticas também ajuda.

Medicamentos

Em geral, deve-se evitar o consumo de medicamentos durante a gravidez. Entretanto, algumas vezes é necessários usá-los devido a doenças. Uma mulher grávida deve consultar seu médico antes de tomar qualquer medicamento, incluindo os de venda livre como aspirina ou ervas medicinais, em particular durante os primeiros três meses.

Veja nesta dica alguns exemplos de medicamentos liberados e proibidos para mulheres grávidas.

Suplementos alimentares

A gravidez duplica a quantidade necessária de ferro. Por isso, a maioria das mulheres grávidas precisam de suplementação porque, em geral, a mulher não absorve suficiente ferro dos alimentos para satisfazer as necessidades da gravidez. Se uma mulher tiver anemia durante a gestação, pode ser preciso tomar uma dose ainda maior de ferro. Os suplementos de ferro podem causar um leve incômodo estomacal e prisão de ventre.

Todas as mulheres grávidas devem tomar ácido fólico. O ideal é que o suplementação de ácido fólico se inicie antes da gravidez. Uma deficiência de ácido fólico aumenta o risco de o bebê ter problemas congênitos, incluindo malformações cerebrais ou na medula espinhal. Mulheres que já tiveram um bebê com espinha bífida devem começar a tomar uma dose elevada de ácido fólico antes de engravidar.

Mulheres que tomaram anticoncepcionais orais antes da concepção têm maior probabilidade de desenvolver deficiência de ácido fólico, mas não há nenhuma evidência de que há maior risco sobre o bebê. Se a dieta for adequada, outros suplementos vitamínicos podem não ser necessários, embora a maioria dos médicos recomendem que as grávidas tomem um complexo multivitamínico pré-natal que contenha ferro e ácido fólico diariamente.

Atividade física

Muitas mulheres grávidas se preocupam em moderar suas atividades. Entretanto, a maioria das mulheres podem continuar suas atividades normais e exercícios durante a gravidez. Natação e caminhar a passo acelerado são boas opções. Atividades intensas como correr e montar a cavalo também são possíveis se praticadas com cautela para evitar lesões, sobretudo no abdômen. Os esportes de contato, por outro lado, devem ser evitados.

Relações sexuais

O desejo sexual pode aumentar ou diminuir durante a gravidez. O sexo é seguro durante a gravidez a menos que haja uma gravidez de risco. Quando há sangramento, dor, vazamento de fluido amniótico e contrações uterinas, o sexo deve ser interrompido e uma consulta com um ginecologista é indicada.

Preparação para a amamentação

Não há necessidade de fazer nada especial para preparar os mamilos para a amamentação durante a gravidez. O próprio organismo prepara a aréola e o mamilo para o aleitamento e secreta um lubrificante para proteger a superfície. Atenção às mudanças do corpo e falar com as mulheres que amamentaram com sucesso pode ser instrutivo e encorajador.

Foto: © Yeko Photo Studio - Shutterstock.com

Veja também

Publicado por Joana.Saude. Última modificação: 9 de junho de 2017 às 13:30 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Cuidados durante a gravidez', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.