Infecção urinária em bebês

Abril 2017

As infecções urinárias ocorrem em bebês e crianças com freqüência e são uma causa comum de febres. Estas infecções devem sempre ser tratadas o mais cedo possível, de modo que a inflamação não se espalhe para os ureteres e rins.


São geralmente causadas por bactérias que vêm do exterior - particularmente da região ao redor do ânus - que entram na uretra e de lá sobem para o trato digestivo e urinário. Portanto as fraldas favorecem o desenvolvimento da infecção do trato urinário.

As meninas são especialmente afetadas porque sua uretra é mais curta e mais próxima da região anal, de forma que os germes podem facilmente levar à infecção. As infecções do trato urinário devem ser tratadas com antibióticos na maioria dos casos.

Como detectar uma infecção do trato urinário no bebê

As infecções urinárias causam ardor ao urinar, micção frequente e febre. No entanto, os bebês não têm como expressar especificidades do que estão sentindo, e as crianças pequenas muitas vezes não conseguem identificar corretamente as queixas e nomeá-las.

Muitas crianças se queixam de dor na barriga, muitas vezes também de dor de cabeça. Ao observar febre, micção frequente e inquietude da criança, você deve considerar a possibilidade de uma infecção urinária.

Os bebês que sofrem de infecção do trato urinário e febre choram muito ou ficam cansados e exaustos. Quando os bebês começam a chorar sem causa aparente e apresentam febre, também deve ser sempre excluída uma infecção urinária.

Cuidados especiais necessários com os bebês

Os rins dos bebês e crianças não estão completamente desenvolvidos. O risco que a infecção se espalhe para os rins e lá cause uma inflamação maior é portanto maior do que em crianças maiores. Isto pode vir a resultar em danos e deterioração crônica dos rins. Portanto, a infecção urinária deve sempre ser tratada o mais rapidamente possível, geralmente com antibióticos.

Inflamação dos rins

Se a inflamação da bexiga se espalha para os rins, os sintomas tais como febre, vômitos, dor abdominal e dor nas costas podem aparecer. A urina se torna turva e pode vir, por vezes, com um pouco de sangue. Esses sintomas devem ser imediatamente informados a um pediatra.

Foto: © Fotolia.

Veja também

Publicado por Joana.Saude. Última modificação: 4 de janeiro de 2016 às 08:49 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Infecção urinária em bebês', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.