Exame de holter cardíaco: para que serve

O holter cardíaco é um aparelho portátil capaz de registrar a atividade elétrica do coração de modo contínuo durante 24 horas. Este exame é indicado para o diagnóstico de diferentes tipos de doenças cardiovasculares.

O que é o holter

O holter é um aparelho que registra as atividades do coração por 24 horas ou mais. Esse exame é importante pois consegue registrar variações do ritmo cardíaco e do funcionamento do coração não detectáveis em outros procedimentos, como o eletrocardiograma, por exemplo.

Preparação para o exame de holter

A pele do paciente deve ser limpa com álcool para a fixação dos eletrodos, que terão número e localização no corpo variada de acordo com o modelo do aparelho e as necessidades do médico. Não é preciso fazer jejum ou tomar qualquer outro tipo de medida antes e durante a realização do exame. Pelo contrário, o indicado é que o paciente mantenha suas atividades cotidianas normais para que o resultado esteja de acordo com as suas ações.

Como é feito o exame do holter cardíaco

Diversos eletrodos são fixados ao tórax e ligados a um aparelho do tamanho de um telefone que o paciente manterá em sua cintura. A atividade cardíaca é registrada no medidor e um botão pode ser acionado em caso de dor torácica ou aceleração do ritmo cardíaco para alívio do sintoma. O paciente também deve anotar as atividades efetuadas durante o dia para controle do especialista que analisará o exame.

Para que serve o holter cardíaco

O holter cardíaco permite o diagnóstico de problemas do ritmo cardíaco. Ele é capaz de reconhecer uma taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos), bradicardia (desaceleração dos batimentos) e extrassístole (distúrbio do ritmo cardíaco provocado pela contração precoce do ventrículo).

O holter ainda pode avaliar a presença de isquemia cardíaca, carência de oxigênio no músculo cardíaco, o que pode indicar angina ou infarto do miocárdio. Por fim, ele é usado para analisar a eficácia de um tratamento contra problemas do ritmo cardíaco.

Resultados do holter cardíaco

Para entender os resultados do exame, o cardiologista responsável por analisar o holter deverá comparar as medições com a lista de atividades desempenhadas pelo paciente durante o dia. Por conta disso, não há padrões de análise do exame. Ele deve se basear totalmente nas tarefas desempenhadas pelo paciente ao longo do dia.

Foto: © Dmitry Lobanov - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Exame de holter cardíaco: para que serve', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.