Como acordar para começar bem o dia

Acordar é a primeira etapa do dia. Por isso, certos gestos e hábitos nesse momento podem permitir que o dia se desenrole de maneira mais produtiva e agradável.

Acordar depende de um bom sono

O sono é um dos principais responsáveis por nosso bem-estar. Em muitas ocasiões, um mau dia é causado por uma noite de pouco sono ou de turbulências durante o descanso. Tente para isso deitar sempre na mesma hora durante a semana (aceitando-se uma alteração moderada nos finais de semana) e de não deitar com a televisão ligada ou celular na cama.

Despertando de manhã

Escolha um som suave para o despertador e troque a música de tempos em tempos, pois o costume aumenta as chances de você perder a hora e a repetição do som pode irritar algumas pessoas que passam a associar aquele ruído à interrupção de um sono reconfortante.

Levantar-se da cama

Uma vez que os olhos se abriram, mantenha-se alguns segundos na cama e aproveite para se espreguiçar de maneira demorada e completa. É preciso despertar os músculos também.

Hidratação ao acordar

Durante a noite, o corpo se desidrata. Tome um copo de água assim que levantar ou após a primeira ida ao banheiro.

Faça exercícios

Antes de tomar o café da manhã, dedique alguns minutos a leves exercícios de reforço muscular. Realize três séries de 20 abdominais, por exemplo.

Café da manhã

O café da manhã é fundamental para o restante do dia. Em média, estima-se que a refeição deve garantir 25% do aporte calórico diário. Tome alguma bebida quente (café, chá, leite), cereais (pão ou produtos à base de milho) e uma porção de fruta.

Banho

Comece seu banho com um jato de água quente e, depois de se lavar, termine o banho ficando alguns segundos sob água em temperatura mais fria para relaxar o corpo e despertá-lo.

Rituais pela manhã

Os rituais que seguimos pela manhã permitem uma melhor organização para as atividades do dia. Faça sua cama, prepare o material escolar ou para o trabalho, cheque sua caixa de e-mails e recolha celular, carteira e demais objetos essenciais para o restante da jornada.

Foto: © lenetstan - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como acordar para começar bem o dia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade