Sintomas da menopausa

Novembro 2017

A maioria das mulheres que entram na menopausa sofre de perturbações causadas por alterações endócrinas, físicas e psicológicas da condição. Os eventos observados durante a menopausa estão relacionados com a falta de produção de estrogênio e apresentam intensidade variada de acordo com cada mulher.



Ausência de menstruação

A amenorreia significa a cessação da menstruação. Menopausa significa a cessação definitiva da menstruação por 12 meses consecutivos.

Ondas de calor

As ondas de calor são sentidas por cerca de 80% das mulheres que entram na menopausa. As ondas de calor aparecem em primeiro lugar no corpo e a sensação de calor atinge rapidamente a face. A duração destas ondas varia de alguns segundos a até quatro minutos. O número de ondas varia de três até 20 por dia. Mulheres com mais de 10 ondas de calor por dia afirmam que elas alteram sua qualidade de vida. Esses calores são mais frequentes durante a noite, atrapalhando o sono da mulher. Em diversos casos, as ondas de calor começam a ocorrer ainda na pré-menopausa.

Problemas urinários

Infecções do trato urinário são comuns durante a menopausa. A recorrência deste problema aumentam o risco de outras infecções mais graves, exigindo tratamento adequado e completo para evitar complicações.

Distúrbios do sono

A menopausa é muitas vezes sinônimo de distúrbios do sono, incluindo dificuldade em adormecer, despertar frequente e insônia. Esses distúrbios do sono podem afetar o humor e causar irritabilidade, ansiedade, dificuldade de concentração e, às vezes, até mesmo depressão. A combinação entre dificuldades para dormir e os suores noturnos leva muitas mulheres a optarem por dormirem separadas de seus parceiros durante alguns meses.

Perda de desejo sexual

A menopausa - e a redução da produção dos hormônios sexuais - provoca diminuição da libido. A atrofia dos órgãos genitais e a diminuição da lubrificação vaginal causam dor durante a penetração agravando assim o declínio do desejo sexual.

Alterações na pele e cabelo

O declínio dos níveis de estrogênio resulta em uma queda da síntese de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade da pele. Ela é acompanhada por ressecamento da pele e do cabelo e uma acentuação das rugas.

Ganho de peso

Geralmente, um ligeiro ganho de peso de cerca de 3 a 4 quilos é observado durante os primeiros meses de menopausa. Em caso de ansiedade provocados pela menopausa, o ganho pode ser mais elevado entre as mulheres com tendência a ingerir alimentos doces e gordurosos quando estão estressadas.

Sintomas psicológicos

A menopausa também pode levar a sintomas psicológicos: ansiedade, depressão, tristeza, agravando as manifestações da menopausa ou alterações de humor. Estes quadros podem ou não estar associados aos distúrbios do sono, outra característica da menopausa.

Outros sintomas

Outros sintomas também podem aparecer durante a menopausa, tais como dor no peito, enxaqueca, dor nas articulações, fadiga ou aumento do risco cardiovascular.

Foto: © Daxiao Productions - Shutterstock.com
Publicado por Joana.Saude. Última modificação: 7 de março de 2017 às 13:57 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Sintomas da menopausa', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.