Sintomas da espasmofilia ou tetania


A espasmofilia, também chamada de tetania é caracterizada pela ocorrência de espasmos e contrações musculares. Esta situação causa muito desconforto para o paciente e afeta mais frequentemente as mulheres. A espasmofilia corresponde a uma hiperexcitabilidade neuromuscular, que se manifesta por muitos sintomas que não são específicos a uma doença.

Sintomas da espasmofilia

A espasmofilia corresponde a um ataque de ansiedade que acompanha um quadro de hiperventilação. Ela pode se manifestar através da sensação de alfinetes cravados sobre a pele e formigamento nos dedos das mãos, lábios, rosto, bem como por meio de dores de cabeça, sensação de calor, calafrios, tremores, impressão de falta de ar e perda da consciência.

A condição também se manifesta através de palpitações, nó na garganta, pálpebras elevadas, perda de visão, fadiga, sensação de aperto, dor no peito, dificuldade respiratória, ou dificuldade para caminhar. Os espasmos podem também resultar em dor (pescoço, costas, pernas) ou azia, entre outros sintomas.

Ataque de pânico

A opressão e sensação de asfixia que acompanham a crise podem levar a um ataque de pânico real. Estes ataques, que afetam um número estimado de 1,5% a 5% da população, na maioria das vezes ocorrem em pessoas jovens (entre 15 e 45 anos) e mais frequentemente em mulheres do que em homens.

Foto: © Ioannis Pantzi - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Sintomas da espasmofilia ou tetania', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade