Antibiótico - Definição

Dezembro 2017


Definição de antibiótico

O antibiótico, por definição, é o que se opõe à vida. Os antibióticos são utilizados para impedir o desenvolvimento de bactérias no corpo humano. Os primeiros antibióticos, como a penicilina, descoberta em 1929 por Alexander Fleming, eram naturais, mais a maior parte hoje é sintética. O antibiótico age por diferentes mecanismos, em função de sua natureza e visa bloquear a proliferação de bactérias, interrompendo uma etapa de seu desenvolvimento. Os antibióticos são prescritos em caso de infecção bacteriana e podem ser combinados em infecções graves. Eles devem ser prescritos de forma adequada, porque as bactérias desenvolvem mecanismos de resistência aos antibióticos, que diminuem sua eficácia.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 16 de novembro de 2017 às 11:27 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Antibiótico - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.