Como acelerar o crescimento do cabelo

O crescimento do cabelo é diferente em cada pessoa. Difere por conta da idade da pessoa, mas também do tipo de cabelo (caucasiano, asiático ou africano). Em alguns casos, por exemplo, o cabelo cresce apenas dois centímetros por mês, não sendo muito notado. Veja alguns truques para acelerar o crescimento do cabelo abaixo.

Nutrição para ajudar o cabelo a crescer

Para acelerar o crescimento do cabelo, alguns nutrientes são essenciais. Se for esse seu objetivo, prefira os alimentos que contêm vitamina A (fígado, salsa, cenoura), vitamina C (laranja, acerola, goiaba, kiwi, salsa), vitamina E (óleo de girassol, avelãs, amêndoas, funcho), ácido fólico (levedura, ervilhas, feijões, especialmente o branco e favas), betacaroteno (cenoura, dente de leão, damasco, abóbora) e zinco (ostras, pão, gema de ovo, soja).

Suplementos alimentares

Geralmente, para estimular o crescimento do cabelo, são recomendadas cápsulas de levedura ou óleo de fígado de bacalhau. Estas cápsulas devem ser tomadas durante um mês ou mais.

Bons hábitos para ajudar o cabelo a crescer

Alguns hábitos podem estimular o couro cabeludo e promover o crescimento do cabelo. Use um xampu suave. A eficácia dos xampus para acelerar o crescimento do cabelo ainda não foi demonstrada. Use uma escova de cerdas naturais. Ajuste a temperatura de seu secador de cabelo para que não seja muito quente, o que pode prejudicar a raiz capilar. Limite o uso de tintas, permanentes e relaxantes. Massageie com frequência o couro cabeludo para acelerar a circulação sanguínea do couro.

Apliques capilares

Se você quer ter um cabelo mais longo, mas não tem paciência ou tempo para esperar vários meses, você pode usar os apliques capilares que são colocados em um salão de beleza. Esses apliques permitem ter cabelos longos em poucas horas. O preço que pode ser bastante alto. O valor de um aplique varia entre R$ 300 e R$ 5.000, a depender do comprimento e volume desejado.

Crenças sobre crescimento capilar

Não há como provar qualquer ligação entre o ciclo lunar e crescimento do cabelo. Portanto, a crença de que cortar o cabelo em uma noite de lua cheia ajuda o cabelo a crescer mais rapidamente é um mito. Por outro lado, a crença de que cortar regularmente as pontas do cabelo para recuperar a forma e o tom do cabelo é verdadeira.

Foto: © Trifonov Igor - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado ' Como acelerar o crescimento do cabelo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade