Desenvolvimento da gravidez: nono mês

O nono mês de gestação é o período decisivo da gravidez. O dia do parto se aproxima e a chegada do bebê pode ser dar a qualquer momento. Conheça os sinais do parto e os efeitos da gravidez avançada sobre a gestante.

Nove meses de gestação são quantas semanas

O nono mês de gravidez corresponde ao período entre a 36ª e a 40ª semanas. Muitas vezes a mulher não completa as 40 semanas de gestação sem nenhum tipo de complicação para o bebê ou necessidade de cuidados especiais pós-parto. Por outro lado, quando a gravidez dura mais de 40 semanas, o bebê é considerado pós-maturo.

Sintomas do último mês de gestação

No nono mês, a mulher já ganhou de 10 kg a 12 kg e o feto já está com seu desenvolvimento quase completo. Por conta disso, a fadiga aumenta, o ventre se torna arredondado e proeminente, alterando o centro de gravidade da mulher e causando desequilíbrio. Além disso, a coluna vertebral se deforma, as costas ficam arqueadas e os seios incham.

A mulher sente vontade de urinar de maneira mais frequente e o sono perde qualidade pela dificuldade em encontrar uma boa posição para deitar. Por outro lado, o útero desce para a parte baixa do abdômen deixando de se apoiar sobre outros órgãos, o que permite uma respiração melhor. As contrações aumentam de frequência. Nesse período, os movimentos musculares podem durar 30 segundos, mas se tornam irregulares e menos dolorosos que nos meses anteriores.

Bebê com 9 meses de gravidez

Durante o nono mês de gravidez, os movimentos do bebê diminuem pois o espaço na barriga da mãe se torna mais restrito por conta do crescimento da criança. Seu desenvolvimento na barriga da mãe está completo, restando apenas aqueles aspectos que irão se desenrolar após o parto. Nestas últimas semanas, o feto ganha até 250 gramas por semana e aumenta 1,5 centímetro a cada sete dias.

Sinais do parto

Após um período de irregularidade, as contrações voltam a se regularizar. Este é o primeiro sinal que o parto está próximo de acontecer. As contrações também são diferentes das habituais e ocorrem no baixo ventre ou na parte baixa das costas.

Cada vez mais elas aumentam de frequência, intensidade e duração. Quando elas duram de 5 a 10 minutos e ocorrem a cada meia hora, significa que o trabalho de parto foi iniciado. O estouro da bolsa amniótica e a expulsão de muco e sangue são outros indicativos secundários da proximidade da hora do parto.

Foto: © Tatyana Vyc - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Desenvolvimento da gravidez: nono mês', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade