Frieiras: causas, sintomas e tratamento

Como rachaduras na pele, as frieiras são doenças comuns, principalmente para quem costuma usar sapatos fechados. Histórico de problemas circulatórios é o principal fator de risco da frieira, que costuma surgir em situações de alta umidade ou mudanças bruscas de temperatura.

Causas das frieiras

Também conhecida como pé-de-atleta, as frieiras são causadas pela contaminação por fungos e podem ser transmitidas através de contato com objetos contaminados em ambientes como piscinas e vestiários de academias, terra contaminada ou ainda através de uso compartilhado de sapatos, meias, roupas de cama, toalhas, etc.

Sintomas das frieiras

Os sintomas das frieiras são vermelhidão, inchaço e sensação de queimação no local afetado, como mãos, pés e, às vezes, na face.

Como curar as frieiras

A frieira deve ser tratada com cautela e um dos meios de tratá-la é aquecendo levemente a parte afetada pelos fungos. Você pode embrulhar um pano quente e úmido durante dez minutos na área com as frieiras. Em todos os casos, deve-se evitar mudanças bruscas de temperatura para que a pele não sofra novos traumatismos. A má circulação sanguínea é uma aliada da frieira. Não usar meias e sapatos apertados que espremem os pés pode ajudar a pele a respirar, o que reduz o problema.

Pomada de cetoconazol contra frieiras

Não existe um tratamento eficaz garantido contra frieiras. No entanto, de acordo com a gravidade do problema, o médico dermatologista possui uma vasta gama de tratamentos a serem prescritos. O mais comum é o uso de pomadas de cetoconazol. Além disso, massagens suaves para alívio da dor e uso de medicamentos fitoterápicos também são bastante recomendados.

Bicarbonato para frieiras

O bicarbonato de sódio pode ser bastante eficaz para controlar e tratar casos de frieiras nos pés e mãos. Para utilizá-lo, junte duas colheres de bicarbonato em uma mistura com duas xícaras de água morna ou quente e uma xícara de vinagre de maçã. Deixe a região afetada até que a água fique mais fria. Esse procedimento pode ser repetido duas ou três vezes por dia.

Como prevenir as frieiras

As frieiras, às vezes, demoram a ser curadas. Portanto, evite seu aparecimento, protegendo-se da combinação de frio e umidade. Uma medida de proteção é evitar andar descalço em ambientes de uso coletivo e secar bem os pés antes de usar sapatos fechados. No caso de clima frio, o uso de luvas adequadas e meias que retêm o calor também é recomendado.

Foto: © Jiang Zhongyan - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Frieiras: causas, sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade